Distrito Federal se prepara para iniciar vacinação contra a dengue com chegada de 194 mil doses

© Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados

 

Imunização começará sem necessidade de agendamento e ampliação de atendimento para casos suspeitos

 

 

O Distrito Federal está prestes a receber um importante reforço em sua batalha contra a dengue, com a chegada de 194 mil doses da vacina contra a doença prevista ainda para esta semana. Com a disponibilidade do imunizante pelo governo federal, a capital se prepara para iniciar a vacinação.

O secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, anunciou em entrevista coletiva nesta quarta-feira (7) que a vacinação começará assim que as doses estiverem disponíveis, com 35 pontos de vacinação já preparados para receber a população. Não será necessário agendamento prévio, apenas que os interessados estejam dentro da faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 10 a 14 anos.

Além da vacinação, o governo do Distrito Federal também anunciou a expansão do atendimento para pacientes com suspeita de dengue, aumentando o número de tendas de acolhimento de nove para 18. Essa medida tem como objetivo ampliar o acesso ao tratamento para aqueles diagnosticados com a doença e aliviar a pressão sobre os hospitais da rede pública de saúde.

Está previsto que as novas instalações comecem a funcionar a partir do fim da próxima semana, em locais estratégicos como Vicente Pires, Varjão, Gama, Taguatinga, Guará, região central do Plano Piloto e Paranoá. Ceilândia e Samambaia também serão contempladas com a abertura de uma nova tenda de acolhimento cada.

Com essas medidas, o Distrito Federal busca reforçar sua capacidade de resposta diante do aumento dos casos de dengue e garantir uma proteção efetiva à população contra essa doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.