Registrato do BC oferece mais informações para usuários do Pix

Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro.

 

Relatórios completos e simplificados permitem maior controle e segurança nas transações

 

 

A partir desta terça-feira (2), os usuários do Pix, o sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), terão acesso a mais informações e ferramentas para evitar fraudes e garantir a segurança de suas transações. O Registrato, página do BC que disponibiliza as relações do cidadão com instituições financeiras, passou a oferecer um relatório extra contendo o histórico completo das chaves Pix, incluindo aquelas que foram excluídas pelo usuário.

Anteriormente, o Registrato disponibilizava apenas um relatório simplificado das chaves Pix. Agora, além desse relatório simplificado, os usuários podem emitir um relatório completo, que apresenta não apenas as informações das chaves atuais, mas também o histórico de todas as chaves já utilizadas e excluídas, com data e hora de exclusão.

O BC informou que o relatório completo estará disponível no Registrato em até dois dias úteis a partir do pedido. Além disso, o relatório simplificado foi aprimorado, incluindo a hora exata da criação da chave Pix e uma coluna que indica a situação de cada chave: ativa, bloqueada judicialmente, em reivindicação de posse ou em portabilidade.

No caso das chaves em reivindicação de posse, ocorre quando o usuário solicita a posse de uma chave que está cadastrada no nome de outra pessoa, o que é comum em chaves com números de telefone que mudaram de dono. Já na portabilidade, o usuário transfere a chave para outra instituição financeira. Em ambos os casos, a situação da chave será exibida como “em reivindicação de posse ou em portabilidade”.

Essas atualizações no Registrato permitem que os usuários identifiquem possíveis tentativas de fraude envolvendo suas chaves Pix. Para ter acesso aos relatórios de chaves Pix e demais relatórios do Registrato, é necessário que o cidadão tenha uma conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br.