PF deflagra 16ª fase da Operação Lesa Pátria para identificar financiadores de atos golpistas

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Nesta terça-feira (5), a Polícia Federal iniciou a 16ª fase da Operação Lesa Pátria com o objetivo de identificar financiadores e pessoas que incentivaram os atos golpistas que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro.

A operação, realizada por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), envolve a execução de 53 mandados de busca e apreensão em sete estados brasileiros. O maior número de mandados está sendo cumprido em São Paulo (12), seguido por Minas Gerais (26), Paraná (6), Santa Catarina (3), Mato Grosso do Sul (2) e Ceará (2).

A PF informou que também foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Estima-se que os danos causados ao patrimônio público possam chegar a aproximadamente R$ 40 milhões, considerando a violência e o dano generalizado praticados contra imóveis, móveis e objetos do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do STF.

A investigação tem como foco a apuração de diversos crimes, incluindo a abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bens especialmente protegidos.

Até o momento, a Operação Lesa Pátria já resultou em 78 mandados de prisão cumpridos, 277 mandados de busca e apreensão executados e a instauração de 17 inquéritos para investigar os eventos ocorridos em janeiro deste ano. A ação da PF visa identificar e responsabilizar os envolvidos em atos que atentem contra a democracia e o Estado de Direito.