Entenda por que os pés ficam mais frios em dias de frio e quando isso pode ser um sinal de preocupação

Foto de Manki Kim na Unsplash

 

Nos dias mais frios do ano, é comum que muitas pessoas sintam seus pés mais gelados em relação ao restante do corpo, mesmo ao utilizar roupas de inverno, como meias ou pantufas. Especialistas explicam que essa sensação pode ser normal, mas também pode indicar a presença de alguma patologia.

A condição natural para que pés, mãos, lóbulos das orelhas e ponta do nariz sejam regiões mais frias do corpo é porque são extremidades. Isso significa que, devido a diversos motivos, essas áreas são menos privilegiadas pela circulação sanguínea.

O médico cardiologista Bruno Caramelli, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), explica que o sangue tem como uma de suas funções principais transportar calor por todo o corpo. As extremidades, como dedos, nariz e orelhas, estão mais distantes do coração e são as áreas onde o sangue circula menos, o que faz com que sejam naturalmente mais frias.

Em ambientes frios, o organismo pode aproveitar essa capacidade para se proteger contra a perda de calor através de um mecanismo de defesa chamado vasoconstrição, que consiste na contração dos vasos sanguíneos das extremidades para reduzir o fluxo sanguíneo e, consequentemente, a dissipação de calor.

Nesses casos, a recomendação é simples: manter-se aquecido. Além do uso de roupas adequadas, também é aconselhável ingerir líquidos quentes, como sopas e chás.

No entanto, se as extremidades estiverem muito geladas, com coloração branca ou arroxeada em relação ao corpo, e apresentarem formigamento nos dedos, pode ser um sinal de que algo está errado e é necessário procurar um médico. Esses sintomas intensos, que podem até levar ao surgimento de feridas, podem ser indicativos de doenças autoimunes, como a esclerodermia, polimiosite e vasculites autoimunes, que podem causar extremidades frias.

É importante observar se essa condição é algo que sempre ocorreu ao longo da vida ou se é algo recente, pois uma mudança recente pode ser sinal de doença. Complicações cardiovasculares também podem causar esfriamento das extremidades, devido ao uso da vasoconstrição. Portanto, qualquer alteração no comportamento do organismo deve ser avaliada por um médico.