
Programa oferece bolsas integrais e parciais em instituições privadas e amplia oportunidades para licenciaturas
O prazo para inscrição no Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2025 se encerra nesta terça-feira (28). O programa, que celebra 20 anos de existência, oferece bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.
Requisitos para participação
Para concorrer às bolsas, é necessário:
- Ter concluído o ensino médio;
- Ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Ser pessoa com deficiência ou professor da rede pública;
- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 ou 2024, com média mínima de 450 pontos e nota maior que zero na redação.
Treineiros não podem participar, e, caso o candidato tenha realizado o Enem em mais de um ano, será considerada a maior pontuação para classificação.
Processo de inscrição
Os interessados devem criar uma conta no Gov.br e efetuar o login com CPF e senha. Durante o processo, será necessário informar dados pessoais e familiares, além de escolher até duas opções de curso, instituição e tipo de bolsa, de acordo com a renda familiar bruta mensal per capita.
Desde o último dia 24, o Ministério da Educação disponibilizou a consulta das bolsas por instituição, curso e turno. É possível optar por bolsas de ampla concorrência ou aquelas voltadas a políticas afirmativas para pessoas com deficiência e candidatos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.
Calendário do Prouni
- Resultado da 1ª chamada: 4 de fevereiro
- Resultado da 2ª chamada: 28 de fevereiro
- Lista de espera: manifestação de interesse entre 26 e 27 de março
- Disponibilização da lista de espera: 1º de abril
Incentivo para licenciatura
Candidatos a bolsas de licenciatura na modalidade presencial, com média igual ou superior a 650 pontos no Enem, poderão participar do programa Pé-de-Meia Licenciatura. Essa iniciativa do governo federal, parte do programa Mais Professores para o Brasil, oferece uma bolsa de R$ 1.050 mensais durante o período regular do curso.
O Prouni, criado em 2005 pela Lei nº 11.096, reafirma seu compromisso em ampliar o acesso à educação superior, com novas políticas que priorizam a formação de professores e a inclusão social. Não perca o prazo para se inscrever e garantir sua oportunidade de ingressar no ensino superior.