Unidade no Grupo Hospitalar Conceição terá capacidade para atender até 60 pessoas por dia e contará com 14 leitos para transplante de medula óssea
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta sexta-feira (16) o Centro de Oncologia e Hematologia do Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Com investimento de R$ 144 milhões, a nova unidade poderá atender até 60 pacientes diariamente no serviço de radioterapia e oferecerá 14 leitos destinados a transplantes de medula óssea. O hospital é vinculado ao Ministério da Saúde.
Durante a inauguração, Lula relembrou sua experiência pessoal com o câncer e enfatizou a necessidade de o Estado garantir acesso universal e digno ao tratamento de saúde. “Eu sei a importância dessa máquina que vocês compraram para salvar vidas”, afirmou o presidente, destacando que a saúde deve ser vista como um investimento, e não como um gasto.
O governador Eduardo Leite ressaltou a relevância do Grupo Hospitalar Conceição na estrutura de saúde do estado e alertou para o aumento projetado de casos de câncer no Rio Grande do Sul, que pode chegar a 15% até 2027, evidenciando a importância de investimentos em prevenção e tratamento.
Durante o evento, também foram autorizadas novas obras no estado, como parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), visando aprimorar a infraestrutura da saúde local. Lula ainda participou de outras entregas ligadas à reconstrução do estado após as enchentes de maio e inaugurou um novo complexo viário em São Leopoldo.