MJSP solicita que Google e Apple implementem senhas adicionais e biometria para aumentar proteção dos usuários contra roubo e fraude
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) enviou ofícios às empresas Google e Apple na última terça-feira (6), solicitando melhorias na segurança dos usuários que acessam aplicativos de e-mail em dispositivos móveis. A pasta sugere a inclusão de senhas adicionais e biometria, como impressão digital e reconhecimento facial, para reforçar a proteção dos dados dos cidadãos.
Segundo Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário-executivo do MJSP, o foco principal é garantir a segurança dos usuários, dado que os smartphones se tornaram uma extensão vital da vida pessoal, financeira e social dos indivíduos. Ele destaca que, após roubos, os criminosos frequentemente tentam acessar os e-mails das vítimas para recuperar senhas de aplicativos bancários, aproveitando-se da falta de camadas adicionais de segurança nesses aplicativos.
A ação faz parte do programa Celular Seguro, uma iniciativa do governo para combater o roubo e furto de celulares. O programa, que entrou em uma nova fase em 1º de agosto, agora inclui um grupo de trabalho para desenvolver um protocolo nacional de recuperação de aparelhos furtados ou roubados. Além disso, oferece novas funcionalidades para os usuários, como o bloqueio total ou parcial de dispositivos e o acompanhamento do status de aparelhos recuperados.
Até o momento, a Apple não se manifestou sobre o ofício, e o Google ainda não respondeu ao pedido de posicionamento.