Prévia da inflação em janeiro: IPCA-15 registra 0,31%

© Marcello Casal JrAgência Brasi

 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de janeiro apresentou uma variação de 0,31%, revelando uma desaceleração em relação ao mês anterior. Os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam uma influência significativa do grupo de alimentação e bebidas nesse resultado.

O IPCA-15, que é uma prévia da inflação oficial, registrou uma variação de 0,31% em janeiro, uma redução de 0,09 ponto percentual em comparação com dezembro. Nos últimos 12 meses, o índice atingiu 4,47%, ficando abaixo dos 4,72% registrados no período anterior. Em janeiro de 2023, o IPCA-15 foi de 0,55%.

O grupo de alimentação e bebidas teve um dos maiores impactos, com uma elevação de 1,53%. Destaque para itens como a batata inglesa, que apresentou uma alta de 25,95%, contribuindo com 0,05 ponto percentual no índice geral. Por outro lado, o grupo de transportes registrou um recuo de 1,13%, influenciado principalmente pela queda nas passagens aéreas e nos preços dos combustíveis.

Outros grupos que apresentaram variações foram saúde e cuidados pessoais, habitação e transportes. O resultado regional também mostrou uma grande dispersão, com Belo Horizonte registrando a maior variação e Brasília a menor.

O IPCA-15 é calculado com base nas famílias que têm rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange várias regiões metropolitanas do país. A próxima divulgação do indicador está prevista para o dia 27 de fevereiro, trazendo novos insights sobre a dinâmica dos preços no país.