Lula Inicia Visita Oficial à Alemanha para Reforçar Parcerias e Acordos Bilaterais

Foto: Ricardo Stuckert / PR

 

Presidente brasileiro desembarca em Berlim para intensificar cooperação nas áreas de energia, indústria, ambiente e combate à desinformação

 

 

Neste domingo (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Berlim, Alemanha, para uma visita oficial de três dias ao país europeu. O líder brasileiro participará de um jantar oferecido pelo primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz, ainda hoje. A agenda prevê, para amanhã (4), uma reunião de alto nível com ministros brasileiros e alemães.

Lula destacou a importância da visita em suas redes sociais: “Chegada em Berlim para reunião entre o governo alemão e brasileiro, para reforçar nossa parceria e cooperação em muitas áreas – energia, indústria, combate às fake news e transição ecológica. Retomando o diálogo com os alemães que tinha sido abandonado em governos anteriores, uma das maiores e mais avançadas economias do mundo”.

A ampla agenda na Alemanha inclui a assinatura de acordos nas áreas de meio ambiente, mudança do clima, agricultura, bioeconomia, saúde, ciência, tecnologia, inovação, desenvolvimento global, integridade da informação e combate à desinformação. A Alemanha é um dos defensores do acordo Mercosul-UE, e esse tema também está na pauta das discussões entre Lula e autoridades alemãs.

No dia 4, o presidente brasileiro tem encontros com o presidente do país, Frank-Walter Steinmeier, a presidente do Senado, Manuela Schwesig, e parlamentares da coalizão governista. Em seguida, está programado um almoço de trabalho com o chanceler Olaf Scholz, seguido pela 2ª Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível, onde serão assinados instrumentos de cooperação.

A Alemanha, terceira maior economia mundial, é uma parceira crucial do Brasil, especialmente nos campos tecnológico e industrial. Mais de mil empresas alemãs operam no Brasil, e o país germânico é a oitava maior fonte de investimentos, segundo o Banco Central. O comércio bilateral atingiu US$ 19 bilhões em 2022.

Essa visita à Alemanha marca o retorno de Lula às viagens internacionais, dois meses após passar por uma cirurgia para restaurar a articulação do quadril. Antes da Europa, o presidente participou da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), em Dubai, nos Emirados Árabes, e cumpriu agendas na Arábia Saudita e no Catar. O retorno ao Brasil será seguido pela cúpula do Mercosul, agendada para 7 de dezembro, no Rio de Janeiro.