
Levantamento Genial/Quaest mostra 49% de desaprovação e 48% de aprovação; percepção de governo “pior que o esperado” ainda é majoritária.
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) indica que a aprovação e a desaprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão tecnicamente empatadas em outubro. Segundo o levantamento, 49% dos entrevistados desaprovam a gestão, enquanto 48% a aprovam. Outros 3% não souberam ou preferiram não responder.
Os resultados mostram leve melhora em relação ao mês anterior, quando a desaprovação era de 51% e a aprovação de 46%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 5 de outubro, com 2.004 pessoas de 16 anos ou mais, e tem nível de confiança de 95%.
Na avaliação geral, 37% consideram o governo negativo, 33% o veem como positivo e 27% o classificam como regular. Outros 3% não souberam responder. O estudo também aponta que 45% da população acredita que o governo está pior do que esperava, 28% avaliam como igual ao esperado e 25% dizem que está melhor.
O levantamento mostra que, apesar da leve recuperação nos índices de aprovação, a percepção crítica sobre o desempenho do governo ainda predomina entre os brasileiros.