Anatel libera ativação do sinal 5G para 506 municípios

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

 

Nova fase de expansão permitirá que 92% da população brasileira tenha acesso à tecnologia de quinta geração

 

 

 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta terça-feira (30) a liberação da ativação do sinal de internet 5G para mais 506 municípios a partir de 5 de agosto. As operadoras que possuem lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar o licenciamento e a ativação do sinal, marcando um avanço significativo na cobertura de 5G no Brasil.

Segundo a Anatel, a liberação das faixas não garante a instalação automática das redes nos municípios, pois o funcionamento do serviço dependerá do planejamento individual de cada operadora. Com as novas autorizações, 19 estados passarão a ter todos os seus municípios liberados para o serviço de 5G. O sinal estará disponível em 4.808 municípios, abrangendo 197 milhões de pessoas, o que equivale a 92% da população do país.

Os estados com liberação completa incluem Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Interferências e Adaptações

A Anatel alerta que o sinal 5G pode causar interferências no sinal de TV aberta captado por antenas parabólicas, sendo necessárias adaptações para manter a qualidade da imagem. Para mais informações, os interessados podem acessar o site do Programa Siga Antenado, que oferece orientações sobre como proceder em caso de interferências.

Este novo passo da Anatel representa um avanço importante na modernização das telecomunicações no Brasil, trazendo benefícios significativos para a população e a economia do país.