
Ministro diz que avaliava impacto da inflação nos alimentos, mas não estudava aumento do benefício
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, negou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que esteja em análise um reajuste do Bolsa Família.
A declaração veio após uma entrevista do ministro, na qual afirmou estar analisando medidas diante do impacto da inflação dos alimentos na população de baixa renda. A fala gerou repercussão, e Lula entrou em contato com Dias para esclarecer o assunto. Segundo o ministro, ele não se referiu a um aumento no valor do benefício.
Na sexta-feira (7), Lula anunciou que pretende lançar um programa de crédito, com o objetivo de reduzir os preços dos alimentos. A medida vem em meio a preocupações do Palácio do Planalto com o aumento das despesas públicas, especialmente após a implementação de um pacote fiscal em 2023, que enfrentou resistência do setor produtivo.
O aumento no custo dos alimentos tem sido apontado como um dos fatores que impactaram a popularidade do governo. No entanto, a equipe econômica do governo acredita que, com a queda do dólar, os preços poderão sofrer uma redução ao longo de 2025.