Concessão da BR-381 é assinada por Lula e prevê R$ 9,3 bilhões em investimentos

© Tomaz Silva/Agência Brasil

 

Contrato inclui duplicação, melhorias estruturais e pedágio mais acessível no trecho mais perigoso da rodovia em Minas Gerais

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (22), em cerimônia no Palácio do Planalto, o contrato de concessão do trecho mineiro da BR-381, que liga Governador Valadares a Belo Horizonte. A concessão foi arrematada pela 4UM Investimentos, que destinará R$ 9,3 bilhões à operação, manutenção e obras estruturantes ao longo dos 303,4 quilômetros de rodovia pelos próximos 30 anos.

Histórico e objetivos da concessão

Após três tentativas frustradas de leilão, o trecho foi finalmente concedido em agosto de 2024, após o projeto ser revisado pelo Ministério dos Transportes. A concessionária criada pela 4UM, chamada Nova 381, assumirá a gestão da rodovia.

Entre as melhorias previstas estão duplicações, correções de traçado, criação de pistas de escape e a manutenção contínua da estrada, que é conhecida como uma das mais perigosas do país. Dados da Polícia Rodoviária Federal revelam que, entre 2018 e 2023, ocorreram 3.960 acidentes no trecho, resultando em 420 mortes.

O presidente Lula destacou que a ausência de cobrança de outorga na concessão foi um diferencial para baratear os pedágios. “Nosso objetivo é reduzir o custo para os usuários, priorizando a qualidade e segurança da rodovia”, afirmou.

Polêmica com o governador de Minas

A ausência do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, no evento foi mencionada pelo presidente e ministros. Lula criticou a postura do governador, que recentemente fez declarações negativas sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o acordo de renegociação das dívidas estaduais com a União. “O governador deveria estar aqui agradecendo, mas prefere fazer críticas desnecessárias”, afirmou Lula.

Condições do contrato

A nova concessionária se comprometeu a oferecer pedágio gratuito no primeiro ano de operação e, posteriormente, descontos para usuários frequentes. Motoristas que utilizam a rodovia regularmente poderão optar por sistemas de pagamento automático.

O trecho concedido passa por 13 cidades diretamente e movimenta cerca de 24,7 mil veículos diariamente. Além disso, dois lotes da rodovia, próximos a Belo Horizonte, continuarão sob gestão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que receberá investimentos federais de R$ 1 bilhão.

Um novo corredor logístico

Construída na década de 1960, a BR-381 é um importante corredor logístico, ligando São Mateus (ES) a São Paulo. A concessão busca transformar a rodovia, melhorando não apenas sua segurança, mas também sua capacidade de escoar produtos industriais, especialmente no trecho que atravessa o Vale do Aço.

Com a assinatura do contrato, o governo federal e a iniciativa privada esperam inaugurar uma nova era para a BR-381, transformando uma das rodovias mais perigosas do Brasil em um modelo de eficiência e segurança.