Transporte coletivo do DF se aproxima da renovação total com o reforço de 90 novos ônibus

Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

 

Os coletivos foram entregues nesta segunda-feira (16) para beneficiar mais de 140 mil passageiros; durante a cerimônia, o governador anunciou a expansão do BRT

 

O transporte público do Distrito Federal (DF) está mais próximo da renovação total da frota com a entrega de 90 novos ônibus da Volvo para compor a frota da empresa Auto Viação Marechal Brasília. Os veículos zero-quilômetro foram apresentados e entregues pelo governador Ibaneis Rocha na manhã desta segunda-feira (16) no Eixão Sul. As novas unidades, que entrarão em operação ainda neste mês, vão atender as linhas das regiões do Guará, Park Way, Arniqueira, Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia, beneficiando um total de 141 mil passageiros.

Na cerimônia de entrega, o governador Ibaneis Rocha destacou o trabalho do GDF nos últimos anos para melhorar o transporte público. “Quando nós decidimos acabar com o DFTrans foi o primeiro passo. Depois fizemos uma parceria com o BRB, implantando tecnologia dentro do sistema e acabando com as fraudes. A partir daí, fizemos um trabalho muito forte na reorganização de todas essas linhas, melhorando o atendimento à população, e fizemos um processo de renovação dos contratos também com o apoio do Tribunal de Contas do Distrito Federal, com mais vantajosidade para o sistema e para o governo”, lembrou.

“Nos contratos nós cobramos das empresas que houvesse a renovação de todos os ônibus. Com isso nós conseguimos atingir hoje a frota mais moderna do Brasil, com ônibus equipados com toda a tecnologia. Temos cobrado também para que venham com ar-condicionado, para dar conforto às pessoas que transitam, e todos esses ônibus hoje têm câmeras internas, que trazem segurança também para a população”, disse. “Isso implica num esforço que nos permite pagar quase R$ 2 bilhões em subsídios para manter o sistema em funcionamento sem penalizar a população. Isso está alinhado às obras que dão mais conforto para a população circular”, complementou o chefe do Executivo.

O trabalho de substituição dos ônibus vem sendo feito desde 2019; objetivo da renovação contínua é garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos de circulação

No Distrito Federal, a passagem de transporte público não sofre reajuste desde 2020, embora nesses últimos dois anos o aumento do preço dos combustíveis e dos insumos impacte diretamente na renda das famílias. O único reajuste, feito no início de 2020, de 10%, é inferior ao aplicado em outras gestões, quando os valores chegaram a subir até 50%.

“Temos o projeto que está sendo tocado pelo DER em parceria com a Secretaria de Obras e Infraestrutura, que é o BRT Norte. Já devemos ter a licitação essa semana, iniciando a estação da Asa Norte e nós vamos até Planaltina”

Governador Ibaneis Rocha

Durante a solenidade, Ibaneis Rocha também anunciou outros avanços no transporte público do DF, como a expansão do BRT. “Temos o projeto que está sendo tocado pelo DER em parceria com a Secretaria de Obras e Infraestrutura, que é o BRT Norte. Já devemos ter a licitação essa semana, iniciando a estação da Asa Norte e nós vamos até Planaltina. O projeto já tem recursos assegurados através de financiamento”, anunciou.

Mais qualidade

O trabalho de substituição dos ônibus vem sendo feito desde 2019. A renovação contínua é para garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos de circulação (ou 10 anos para articulados e padrons). Atualmente, a média de idade da frota é de menos de quatro anos, a mais nova do país. Com os novos veículos da Marechal, ficam faltando apenas 150 dos 3.049 veículos do sistema público do DF para serem renovados.

“A Marechal continua no processo de renovação dos seus 377 coletivos, faltam apenas 150 ônibus. À medida que estão sendo fabricados, estão sendo entregues. É um processo que não para e a gente conclui ainda nesse primeiro semestre de 2025. Com essa conclusão, nossa média fica abaixo de quatro anos e já temos a frota mais nova do Brasil”, destacou o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves.

Equipados com motores Euro 6, os veículos são mais sustentáveis e emitem menos poluentes. Além disso, oferecem conforto e segurança com ar-condicionado, freios modernos e portas em ambos os lados, otimizando o embarque e desembarque em corredores exclusivos, como os da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e do Boulevard do Túnel Rei Pele. Outro destaque é o sistema de suspensão avançado, que aumenta a acessibilidade para os usuários.

Com a nova entrega, o DF chega à marca de mil coletivos do modelo, um número bastante superior a outras capitais. “Curitiba, por exemplo, tem só 147 veículos com essa tecnologia. O GDF dá um exemplo de sustentabilidade, investimento e de conforto para o usuário em qualidade de vida, respeitando o meio ambiente e acima de tudo, na ousadia de não permitir que esse custo seja repassado ao usuário”, reforçou o titular da pasta.

Para o motorista Eustáquio Mariano de Oliveira, que trabalha na empresa há 11 anos, os novos ônibus vão trazer mais qualidade de vida no trabalho. “O que representa hoje para nós motoristas é a evolução do sistema de transporte público de Brasília. Para desempenhar o nosso serviço de qualidade, nós temos que ter uma boa ferramenta. Estamos todos os colaboradores muito felizes”, afirmou.

Os passageiros das linhas também celebraram a novidade, como é o caso da auxiliar de serviços gerais Tania Macedo. Para ela, a modernização veio em um bom momento: “Essa frota nova vai melhorar bastante. Já passei muita situação com ônibus quebrado, agora vai melhorar com os novos. É o que eu espero”.

A entrega dos novos ônibus acompanha o movimento do Governo do Distrito Federal em investir cada vez mais no conforto e na segurança dos usuários do transporte público. No último dia 11, o DF adotou o pagamento exclusivo das passagens por meio eletrônico, presente nas 931 linhas urbanas do transporte público coletivo da cidade.

 

 

Com informações da Agência Brasília