
Neste sábado (23), a Prefeitura de São Paulo promove o Dia D de Combate à Dengue e demais Arboviroses, como parte da campanha “Mobilização de Prevenção e Combate à Dengue: Não Deixe a Dengue Entrar!”. A campanha, iniciada no último dia 11 e que vai até o dia 29 de novembro, visa mobilizar a população para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e a conscientização sobre os riscos das arboviroses, como a dengue, zika e chikungunya.
As atividades começam às 8h e seguem até as 17h, com ações em todas as 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e em seis pontos estratégicos localizados nas regiões Centro, Norte, Sul, Leste, Oeste e Sudeste. A prefeitura destaca que a busca ativa também envolve crianças e adolescentes, incentivando-os a se tornarem multiplicadores de conhecimento. Nas escolas, os alunos estão sendo estimulados a criar materiais educativos, como cartazes, apresentações e jogos, com o apoio de professores e grêmios estudantis. A ação tem como objetivo reforçar a cultura de saúde e cidadania, essencial para a prevenção a longo prazo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todas as UBSs estarão abertas para a vacinação contra a dengue, direcionada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que residem ou estudam na cidade de São Paulo. Além disso, serão realizadas diversas atividades educativas tanto internas quanto externas, com orientações sobre como eliminar os criadouros do mosquito, reconhecer os sinais e sintomas da dengue, e a importância de buscar atendimento médico em caso de suspeita.
Ao longo do dia, também serão realizadas oficinas, rodas de conversa e apresentações educativas em unidades de CEUs e escolas municipais. As atividades incluirão interações sobre o ciclo do mosquito, formas de prevenção e medidas que podem ser adotadas pelas comunidades locais. As unidades abertas para as atividades são: CEU Três Pontes (zona Leste), CEU Jaguaré (zona Oeste), CEU Heliópolis – Profª Arlete Persoli (zona Sudeste), CEU Alvarenga (zona Sul), CEU Parque Novo Mundo (zona Norte) e EMEF Celso Leite Ribeiro Filho (Centro).
Com essa ação, a prefeitura busca fortalecer a mobilização social para o combate à dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, reforçando a importância da participação de todos na prevenção e controle dessas arboviroses.