Tensão aumenta: Polícia Venezuelana ataca Lula em postagem

Foto: Reprodução Instagram

 

Tensão diplomática entre Brasil e Venezuela aumenta com postagem da polícia Venezuelana

 

Nesta quinta-feira (31), uma publicação no Instagram da Polícia Nacional da Venezuela, com sede em Caracas, tensionou ainda mais as relações diplomáticas entre Brasil e Venezuela. A postagem apresenta uma imagem editada do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, com a frase “Ele que se meta com a Venezuela” e a expressão em espanhol “se seca,” que, segundo o professor José Vicente Carrasquero Aumaitre, da Universidade Central de Venezuela, significa “empobrecer de alma e espírito”.

Na legenda, a polícia venezuelana reafirma: “Nossa pátria é independente, livre e soberana. Não aceitaremos chantagens de ninguém. Não somos colônia de ninguém.”

As relações entre os países se deterioraram após o governo brasileiro não reconhecer Nicolás Maduro como presidente reeleito, exigindo transparência nas atas eleitorais. A situação se agravou quando o Brasil vetou a entrada da Venezuela no BRICS, motivando Maduro a convocar seu embaixador em Brasília para consultas e levando o parlamento venezuelano a considerar declarar Celso Amorim, assessor de Lula, como persona non grata.