Teste Rápido para Diagnóstico da Peste Bubônica Avança com Pesquisas no Brasil

© Lúcio Bernardo Jr/Agência Bras

 

Parceria entre Fiocruz e instituições públicas desenvolve tecnologia inovadora, capaz de fornecer resultados em 15 minutos e com custo reduzido

 

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz Pernambuco (Fiocruz), em colaboração com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, avançaram em uma nova etapa do desenvolvimento de um teste rápido para a peste bubônica. Entre os dias 6 e 16 deste mês, a equipe esteve no município de Virgem da Lapa, no leste de Minas Gerais, para realizar treinamentos e testes de campo com uma tecnologia inédita.

O teste, que demonstrou 100% de eficácia em laboratório, detecta a presença da peste em roedores e cães em apenas 15 minutos, um salto significativo em relação aos métodos tradicionais, que podem levar dias para fornecer resultados e custam em torno de R$ 200. Agora, o novo exame terá um custo de apenas US$ 1, tornando-o mais acessível e eficiente.

Mais de 100 mamíferos foram testados durante o experimento, utilizando amostras de sangue que, misturadas ao reagente do dispositivo, fornecem resultados de forma visual, sem a necessidade de equipamentos especializados. Segundo o microbiologista Matheus Bezerra, da Fiocruz Pernambuco, a inovação é fruto do trabalho coletivo e representa um grande avanço no combate à doença.

Embora rara no Brasil, a peste bubônica ainda é uma preocupação de saúde pública. A nova ferramenta poderá ter grande impacto em áreas onde a doença persiste, oferecendo um diagnóstico rápido e ajudando a evitar possíveis surtos. O próximo passo será a aprovação do teste pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, para sua distribuição nacional.