Investimento de R$ 49 milhões visa fortalecer cuidados para pessoas com deficiência em 13 municípios
O Ministério da Saúde anunciou a abertura de 15 novos Centros Especializados em Reabilitação (CER), dedicados ao atendimento de pessoas com deficiência. As unidades serão distribuídas por 13 municípios brasileiros e fazem parte de um esforço do governo para ampliar a rede de cuidados a esse público.
Além dos novos centros, o repasse para oito CER já existentes, focados no atendimento de deficiências intelectuais e de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), será ampliado em 20%. Outra novidade é que o CER de Maracanaú, no Ceará, passará a oferecer reabilitação auditiva, ampliando o escopo de serviços da unidade.
Os investimentos, que totalizam mais de R$ 49 milhões, também incluem a adaptação de transportes sanitários, garantindo melhor locomoção das pessoas com deficiência entre os centros. Os recursos poderão ser aplicados no fortalecimento de tratamentos auditivos, visuais, intelectuais e físicos, áreas fundamentais para a recuperação ou manutenção das habilidades funcionais dos pacientes.
No Brasil, cerca de 18,6 milhões de pessoas vivem com algum tipo de deficiência, das quais mais da metade são mulheres.