
Cerimônia celebra o Dia da Independência com temáticas voltadas ao G20, à reconstrução do Rio Grande do Sul e à saúde pública
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início ao desfile cívico-militar de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, às 9h14 deste sábado. O tema deste ano é “Democracia e Independência: É o Brasil no Rumo Certo”. Lula chegou ao evento em carro aberto, o Rolls-Royce presidencial, após passar em revista as tropas.
Recebido pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e pelos comandantes das Forças Armadas, Lula foi saudado por cerca de 30 mil pessoas nas arquibancadas do Eixo Monumental. Na tribuna de honra, o presidente esteve acompanhado de autoridades como o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente do STF, Luís Roberto Barroso.
A festividade conta com três eixos temáticos: a presidência rotativa do Brasil no G20, a reconstrução do Rio Grande do Sul após as chuvas de maio, e a proteção da população por meio de campanhas de vacinação e do programa Mais Médicos. O evento também prestou homenagem a atletas olímpicos e ao mascote Zé Gotinha.