Companhia forneceu 32 mil litros de água para amenizar a sede, a secura e o calor dos que foram à Esplanada do Ministérios comemorar o Dia da Independência
O público que prestigiou o desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios neste feriado de 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, bebeu água em abundância e da melhor qualidade. Quem garantiu a hidratação dos participantes do evento foi a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) que disponibilizou 32.500 litros de água potável.
O sol ainda estava escondido quando equipes da companhia, responsáveis pela distribuição de água em eventos, já trabalhavam para que toda a estrutura estivesse pronta antes da abertura das arquibancadas, às 6h20. Quando iniciou, às 9h15, a Caesb já havia instalado 20 pontos de distribuição no gramado central da Esplanada dos Ministérios e próximos às arquibancadas da Via N1.
Nessas áreas, ficaram disponíveis um caminhão-pipa com 5 mil litros de água; sete camionetes adaptadas com caixas d’água, sendo quatro unidades móveis com 5 mil litros cada e três com 500 litros cada. O público ainda foi atendido com 2 mil copinhos de água envasada pela Caesb.
Assim, com água geladinha e de graça, centenas de pessoas puderam assistir aos desfiles das forças de segurança, à pirâmide humana em cima de motos do Batalhão de Polícia do Exército e o show da Esquadrilha da Fumaça no céu de Brasília. Os policiais civis e militares que fizeram a segurança do desfile também foram atendidos. A Caesb instalou uma caixa d´água de 500 litros que ficou fixa na Cidade da Segurança, ao lado do Museu da República. Já os militares e estudantes que desfilaram foram atendidos por unidades móveis com água potável na concentração e na dispersão.
O desfile de 7 de Setembro foi mais um grande evento público que contou com o apoio da Caesb para matar a sede do público. Nos últimos 12 meses, a companhia participou de eventos religiosos, cívicos, esportivos e culturais, distribuindo 470 mil litros de água para um público estimado em 1 milhão e 700 mil pessoas. Dessa forma, a Caesb já está cumprindo a recente portaria do Ministério da Justiça, que determina a distribuição gratuita de água potável em grandes eventos.