Iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania busca debater e incentivar o compartilhamento de boas práticas sobre o tema
Em alusão à Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Apoio ao Migrante, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus) irá realizar o Seminário para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, nesta sexta-feira (2), das 14h30 às 17h30, no auditório da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).
“O objetivo do seminário é promover o debate sobre o tema que, muitas vezes, é invisibilizado. O avanço da tecnologia promoveu formas mais sofisticadas de aliciamento e de exploração. Além disso, sob uma perspectiva de gênero, mulheres permanecem sendo exploradas e têm vivências de discriminação e violência; por isso é preciso avançar na proteção e garantia de direitos”, ressalta a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Durante o evento, será oportunizado o debate e o compartilhamento de boas práticas para discutir as demandas e os desafios da rede na compilação de dados sobre este crime. O seminário vai propiciar ainda a discussão sobre a importância do IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e a elaboração de fluxos de atendimento.
A organização do evento está a cargo da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav) da Sejus.
Dignidade humana
No DF, ao longo da Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Apoio ao Migrante, foi realizada a ação Ronda Educativa, que possibilitou a distribuição de material informativo e educativo, no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, além da emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para crianças e adolescentes. Na ocasião, os prédios públicos foram iluminados com a cor azul.
Nesta quinta (1º), outra ação educativa será feita, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), na Feira do Importados de Brasília (FIB), a partir das 10h. O intuito é sensibilizar a população e alertar sobre os procedimentos em caso de suspeita.
A 10ª Semana Nacional também realiza a Campanha Coração Azul, de 29 de julho a 2 de agosto, com o tema “Não deixemos nenhuma criança para trás na luta contra o tráfico de pessoas”. O tráfico de seres humanos é uma das mais graves formas de violação dos direitos humanos e acomete milhares de vítimas em todo o mundo. Por ser um crime de alta complexidade é subnotificado e envolve exploração sexual, trabalho escravo, tráfico de órgãos e outros.
Casos de tráfico de pessoas podem ser denunciados por meio do Disque Direitos Humanos, o Disque 100, e pela Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180.
*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania