Ministra anuncia avanço da vacina Spin-TEC contra Covid-19 em visita ao CNVacinas

Foto de Mufid Majnun na Unsplash

 

Luciana Santos destaca desenvolvimento da primeira vacina nacional e novos projetos de pesquisa em Belo Horizonte

 

 

 

Nesta sexta-feira (12), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou em Belo Horizonte que a vacina Spin-TEC, totalmente desenvolvida no Brasil contra a Covid-19, está em estágio avançado de desenvolvimento. Segundo informações do Ministério, os testes clínicos da vacina estão programados para iniciar ainda este ano.

Durante sua visita às obras do Centro Nacional de Vacinas (CNVacinas), a ministra ressaltou a importância estratégica do projeto para o país. O CNVacinas será o primeiro complexo nacional dedicado à pesquisa e fabricação de insumos farmacêuticos, sendo capaz de conduzir todas as etapas do desenvolvimento de vacinas. A previsão é que as obras sejam concluídas até 2026.

Luciana Santos enfatizou também os esforços em pesquisa além da Covid-19, mencionando projetos em andamento para desenvolvimento de vacinas contra doenças como dengue, leishmaniose e malária, visando atender demandas específicas do Brasil.

“A UFMG e o CNVacinas já estão em estágio avançado no desenvolvimento da vacina contra a Covid-19. Este é um marco importante para nossa soberania tecnológica na área de saúde”, declarou a ministra durante a visita.

Além dos avanços no campo das vacinas, a ministra destacou os editais que serão lançados pelo Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia (FNDCT) em parceria com a Finep, destinados a fortalecer a ciência, tecnologia e inovação em todo o país. Os recursos anunciados para este ano serão de R$ 12,8 bilhões, contribuindo para impulsionar as políticas públicas de ciência.

“Estamos realizando os últimos editais do Fundo deste ano, resultado de um esforço para recompor integralmente o FNDCT, reafirmando o compromisso com o avanço da ciência no Brasil”, concluiu a ministra.