Fecomércio-DF| Argentina reforça laços comerciais em rodada de negócios no DF

Foto:Cristiano Costa/Fecomércio-DF

 

Em um evento marcante que simboliza a intensificação das relações comerciais entre Brasil e Argentina, o novo embaixador da Argentina no Brasil, Guillermo Daniel Raimondi, participou de sua primeira reunião com representantes do setor produtivo do Distrito Federal nesta terça-feira (4). O encontro, realizado na Embaixada Argentina com apoio da Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio-DF), reuniu 27 fornecedores argentinos e cerca de 50 empresas brasilienses interessadas em importar produtos alimentícios e bebidas do país vizinho.

Raimondi esteve acompanhado de José Aparecido Freire, presidente da Fecomércio-DF, e de outros notáveis, como o ministro chefe da Chancelaria argentina, Pablo de Angelis, e Patrício Violini, chefe do Departamento Econômico e Comercial da Embaixada. Jair Prediger, presidente do Sindisuper-DF, também participou da reunião.

Durante o evento, Raimondi destacou a importância das relações bilaterais. “As relações do Brasil com a Argentina são centrais. O Brasil é nosso parceiro especial e privilegiado”, declarou, enfatizando a necessidade de fortalecer os vínculos comerciais entre os dois países. Ele elogiou o esforço conjunto entre os setores público e privado na promoção de oportunidades de negócios, considerando a quantidade de reuniões e contatos gerados como notável.

José Aparecido Freire aproveitou a ocasião para dar as boas-vindas ao novo embaixador, reafirmando o papel da Argentina como principal parceira do Brasil no Mercosul. Aparecido relembrou que, desde o início de sua gestão, em 2022, houve uma reativação da Câmara de Comércio Argentino-Brasileira do Distrito Federal, sob a liderança da Fecomércio-DF. “Desde então, foram realizadas três rodadas de negócios e uma missão para Buenos Aires com empresários brasilienses, sempre com muito diálogo e parceria entre os dois lados”, comentou.

Além de Brasília, a rodada de negócios se estendeu para Goiânia, com apoio da Fecomércio-GO. Nos encontros, ocorreram aproximadamente 75 reuniões de negócios ao longo de dois dias. O evento reuniu supermercadistas, atacadistas e empresários do ramo de hotelaria e restaurantes. Foram apresentados produtos como vinhos, vodka, gin, laticínios, grãos, chás, azeites e carne vegana, com muitos já tendo entrada no mercado brasileiro, especialmente na região Sul.

Um destaque no Distrito Federal foi a participação da marca de laticínios La Serenissima, que já conta com seus produtos em supermercados locais e agora planeja expandir sua distribuição no Centro-Oeste. Amanda Teixeira, representante da marca no Brasil, mencionou que buscam ampliar a presença por meio de distribuição direta. Ela se encontrou com Aylton Pereira, sócio de um restaurante e pizzaria na região central de Brasília, que considerou importar produtos após experimentar os queijos da marca. “Mesmo que nenhum negócio seja fechado em curto prazo, o contato com fornecedores do país vizinho segue sendo útil para possíveis transações futuras”, disse Pereira.

O empresário argentino Juan Pablo Ruiz, proprietário da vinícola Casa La Primavera, conseguiu fechar um negócio logo no primeiro dia do evento. Um carregamento de 21 mil garrafas do rótulo Prófugo, o segundo vinho mais vendido da Argentina, deve chegar a Brasília nos próximos 30 dias pela Merit Importadora. Esse vinho será comercializado diretamente para consumidores finais, varejos e lojas especializadas, segundo Ruiz.

O encontro evidencia um fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Argentina, promovendo a troca de produtos e a cooperação entre empresários dos dois países, com perspectivas promissoras para ambos os lados.