Sesc-DF recebe mais uma edição Estação do Choro com convidados especiais

 

Projeto, que celebra o quinto aniversário do Estação do Choro, evidencia a diversidade e a riqueza cultural da capital brasileira. Ingressos já estão à venda no Sympla

 

 

 

 

Estação do Choro no Sesc Alberto Vilardo, na 504 Sul, apresenta um encontro musical imperdível entre Pablo Fagundes na gaita e Marco Poignt no piano, marcado para essa sexta-feira (17), às 20h. O evento destaca a fusão entre o choro brasileiro e a música francesa, promovendo uma experiência única de harmonia transatlântica. Os músicos, reconhecidos internacionalmente, trazem uma mistura de composições tradicionais e interpretações inovadoras. O projeto, que celebra o quinto aniversário do Estação do Choro, evidencia a diversidade e a riqueza cultural da capital brasileira. Ingressos já estão à venda no Sympla. 

Pablo Fagundes, brasiliense, filho de cubana com mineiro, encontrou sua verdadeira expressão musical na gaita ao mergulhar no universo do Choro, trazendo para a roda um instrumento ausente, no qual construiu a sonoridade bem brasileira que é sua marca. Buscou referências na sanfona, no bandolim e no cavaquinho, adaptando-as à gaita e ganhou mundo tocando com instrumentistas como o pianista francês Marco Poignt. Do laço musical e afetivo entre os dois artistas nasceu a experiência sonora que mescla padrões da tradição musical brasileira com a francesa. Eles serão recebidos por Vinícius Vianna (violão) e Gabriel Carneiro (pandeiro), duo de ouro do projeto, para celebrarem a versatilidade do choro brasiliense de raiz e suas conexões internacionais, cada vez mais fortes. O espetáculo faz parte das edições especiais de 2024, marcando o aniversário de cinco anos do Estação.

Marco Poingt, pianista e compositor de 26 anos, incorpora a essência da diversidade musical fundindo gêneros e influências. Sua paixão pela música clássica, jazz e sonoridades latino-americanas se traduz em uma obra rica e multicultural. Graduado pela Berklee College of Music, ganhou concursos importantes como o “New Generation Jazzlab” em St Moritz, na Suíça. O pianista extrapola a fronteira de estilos, colaborando com artistas das mais diversas vertentes musicais.

Brasília como capital do país e do choro tem sido elo de conexão entre a tradição do gênero na cidade e músicos de vários países, especialmente da Europa, onde o interesse por essa música brasileira e seu aprendizado vem crescendo. Esse intercâmbio permanente de musicistas e circuitos de apresentação entre os países, que a parceria entre Pablo Fagundes e Marco Poignt ilustra bem, acabou dando origem a novas formas de tocar choro, incorporando elementos de várias tradições. Recepcionar novos ritmos e linguagens é, inclusive, uma das marcas do gênero que está em constante evolução a partir da prática dos músicos e da troca afetiva e criativa nas rodas e shows.

Pablo Fagundes e Marcos Poignt têm se apresentado com o espetáculo “Harmonia Transatlântica” misturando a música francesa e a brasileira. O show no Estação leva essa parceria para outro lugar com composições tradicionais da França tocadas em linguagem de choro e interpretações à francesa de clássicos nacionais. Uma oportunidade única de apreciar o choro que vem se fortalecendo no exterior e se fundindo a outras tradições, sem perder sua raiz brasileira.

 

SERVIÇO

Data: 17/05 (sexta-feira)

Horário: 20h

Local:  Sesc Alberto Vilardo, 504 Sul

Ingressos: 40 (inteira) e 20 (meia)

Bilheteria: https://bit.ly/4aLVyNz