
Fernando Haddad participa de encontros de alto nível em Washington para discutir transformação ecológica e cooperação financeira global
O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, embarca para uma intensa semana de compromissos em Washington, onde participará da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, além da segunda reunião da Trilha Financeira do G20. A agenda, que vai de segunda (15) a sexta-feira (19), trará discussões cruciais sobre a transformação ecológica do Brasil e a reforma tributária internacional.
Na primeira etapa da viagem, Haddad promoverá o Plano de Transformação Ecológica do Brasil, lançado na COP28, em 2023, durante evento sobre finanças sustentáveis no Wilson Center. Em parceria com o Brazil Institute e a Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, o debate contará com a presença da embaixadora do Brasil nos EUA, Maria Luiza Ribeiro Viotti, e do economista Mark Carney, entre outros.
No segundo dia, o ministro participará de eventos paralelos à reunião do G20, discutindo temas como a fome global, tributação internacional e dívida soberana. Destaque também para o painel na Câmara de Comércio dos EUA sobre Investindo na América Latina, com a presença do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn.
A quarta-feira reserva reuniões estratégicas no Banco Mundial e no FMI, seguidas por um jantar oficial de trabalho do G20. Na quinta-feira, Haddad presidirá a segunda reunião ministerial do grupo e se encontrará com o ministro de Finanças da China, Lan Fo’an, além de participar de debates sobre riscos para a economia global.
O encerramento da agenda será marcado por reuniões de alto nível no FMI e no Banco Mundial, com destaque para o diálogo com o comissário europeu para Assuntos Econômicos, Paolo Gentiloni. O retorno está programado para sexta-feira à noite, após um dia intenso de discussões e colaborações em prol da economia sustentável e da cooperação internacional.