MPF Arquiva Inquérito Civil contra Governador do DF Relacionado a Atos Antidemocráticos
A Procuradoria da República no Distrito Federal, órgão do Ministério Público Federal (MPF), arquivou o inquérito civil que investigava o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, em relação aos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. O arquivamento também contemplou outros seis agentes públicos do DF.
Ibaneis, ao chegar à Câmara Legislativa para participar das atividades de abertura dos trabalhos legislativos de 2024, reafirmou que não teve envolvimento com os eventos de janeiro de 2023. Ele destacou a confiança no trabalho de apuração do Ministério Público e afirmou que prestou todos os esclarecimentos necessários.
O inquérito civil buscava investigar possíveis ações e omissões de agentes públicos que pudessem ter contribuído para os atos criminosos de invasão e depredação da sede dos três Poderes da República em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. Diversas diligências foram realizadas durante a apuração, incluindo oitivas de investigados, solicitação de gravações de câmeras de segurança e obtenção de documentos relacionados ao planejamento de segurança do dia dos eventos.
O arquivamento do inquérito civil ressalta que o exame separado de cada um dos envolvidos foi realizado. O documento destaca que o governador estava em pleno exercício de suas funções no dia dos acontecimentos e que a intervenção federal na área de segurança pública do Distrito Federal foi decretada, com Ricardo Capelli assumindo a função de interventor.