Abertas as inscrições para Concurso Público Nacional Unificado com 6.640 vagas federais

© Arquivo Agência Brasil

 

Certame busca democratizar o acesso aos quadros federais e oferece oportunidades para cargos temporários

 

 

A partir desta sexta-feira (19), estão abertas as inscrições para o aguardado Concurso Público Nacional Unificado, que visa selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. A iniciativa inovadora busca simplificar o processo de seleção, permitindo a escolha de profissionais de uma só vez para diversas instituições.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo aplicativo Gov.br, e no ato da inscrição, será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU), único meio de pagamento aceito para o concurso. O prazo para inscrições se estenderá até o dia 9 de fevereiro.

As provas estão marcadas para o dia 5 de maio, em 220 cidades distribuídas por todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A taxa de inscrição é de R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para vagas de nível superior.

Candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), estudantes com apoio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou do Programa Universidade para Todos (ProUni), além de doadores de medula óssea, estão isentos da taxa de inscrição.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pela condução do concurso, destaca a importância de uma leitura cuidadosa dos editais, visando potencializar as trajetórias profissionais e acadêmicas dos candidatos.

Uma característica marcante do certame é a possibilidade de utilizar as listas de classificação também para a ocupação de vagas em cargos temporários. Caso o candidato aceite um cargo temporário, permanecerá na lista de espera para outras oportunidades. A validade do concurso é de 12 meses, podendo ser prorrogada por mais 12 meses.

O ministério ressalta que pessoas aprovadas para cargos diferentes da primeira opção escolhida durante a inscrição continuarão em lista de espera para o cargo inicialmente desejado, fortalecendo a perspectiva de oportunidades contínuas para os candidatos aprovados.