STF iniciou sessão para julgar réus dos atos golpistas de 8 de janeiro

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou audiências para julgamento dos primeiros réus acusados ​​de participação no golpe de 8 de janeiro

 

Há quatro atos criminosos nos autos do julgamento contra os acusados ​​Ecio Lucio Costa Pereira, Thiago de Assis Mathar, Moasir José dos Santos e Mateus Lima de Carvalho Lázaro.

A Procuradoria-Geral (PGR) acusou-os de participarem ativamente na destruição da Assembleia Nacional e do Plano Piloto. Os arguidos são culpados de tentativa de abolição violenta do Estado de direito democrático e de golpe de Estado, de grupos criminosos armados e de utilização de materiais incendiários para destruir bens públicos. A pena total imposta pode chegar a 30 anos de prisão.

Os acusados ​​serão julgados individualmente. A reunião terá início com a intervenção do relator do crime, ministro Alexandre de Moraes, que fará a leitura de um resumo de cada caso. O ministro Nuñez Márquez, que participou da reunião, resumirá o processo. O Procurador falará então em nome da acusação e os advogados de defesa terão uma hora para apresentar a sua defesa. Após a manifestação, iniciou-se a votação. Além de Moraes e Marques, votarão nove ministros.

Desde o início da investigação, 1.300 pessoas foram acusadas em tribunal. No mês passado, Alexandre de Moraes permitiu que a PGR oferecesse acordos de não persecução criminal para cerca de 1.000 pessoas investigadas que moram em um acampamento em frente ao quartel militar de Brasília e que não praticavam atividades que prejudicassem espaços públicos.