
Na noite desta terça-feira (6/6), a atriz Juliana Paes utilizou suas redes sociais para se manifestar sobre o vídeo divulgado pela companhia aérea Virgin Atlantic Airlines, do Reino Unido, que causou controvérsia ao retratar estereótipos brasileiros. Juliana, que é a protagonista da propaganda, admitiu que o resultado da divulgação não foi como esperado.
No vídeo, a atriz aparece vestida com trajes carnavalescos ao lado de comissários de bordo também caracterizados. A narração sugere que os passageiros coloquem os cintos de segurança e “escutem o samba”.
Ver essa foto no Instagram
A legenda da publicação da companhia aérea destaca que o Brasil é o lar do samba, caipirinhas, praias, belezas naturais e rica história arquitetônica. No entanto, a forma como a cultura brasileira foi retratada gerou críticas dos internautas.
Juliana Paes esclareceu que a intenção inicial do vídeo era zombar desses estereótipos e criar algo absurdo. No entanto, as imagens foram gravadas antes da pandemia e, com a divulgação da campanha, o resultado não ficou como esperado.
“Esse anúncio foi planejado antes da pandemia e totalmente pensado para ser uma comédia. Mas o tempo passou, a edição não ajudou… e bem, o que podemos fazer? Só nos resta rir mesmo!”, escreveu a atriz em seu Twitter.
A polêmica em torno da propaganda da Virgin Atlantic Airlines reforça a importância de abordar as representações culturais com responsabilidade e respeito, evitando estereótipos que possam ofender ou perpetuar visões distorcidas sobre determinados grupos ou países.