Lançamento do foguete Starship da SpaceX é adiado por causa de válvula congelada

© Craig Bailey/FLORIDA TODAY/Direitos reservados

 

 

O lançamento do foguete Starship da SpaceX foi adiado devido a uma válvula congelada. O primeiro teste de voo deveria ter ocorrido na base localizada no Texas, EUA, mas foi adiado minutos antes do horário previsto por conta do problema de pressurização.

O foguete passará por uma reciclagem, o combustível resfriado será retirado da nave para que possam se preparar para outra tentativa. Não está claro quando a empresa tentará novamente, mas Elon Musk disse que deve tentar novamente “em alguns dias”.

Um voo de estreia bem-sucedido classificaria instantaneamente o Starship como o foguete mais poderoso da Terra e representaria um marco importante na ambição da SpaceX de enviar humanos de volta à lua e, eventualmente, a Marte. O foguete de propulsão Super Heavy e o compartimento na parte superior são projetados como componentes reutilizáveis, capazes de voar de volta à Terra com pousos suaves.

Em fevereiro, a SpaceX fez um teste de disparo do propulsor, acendendo 31 de seus 33 motores por aproximadamente 10 segundos com o foguete aparafusado verticalmente no topo de uma plataforma.

Se tudo correr como planejado na próxima data de lançamento, todos os 33 motores irão acender simultaneamente para elevar a nave estelar em um voo que quase completa uma órbita da Terra antes de reentrar na atmosfera e cair livremente no oceano Pacífico em velocidade supersônica.

O foguete Starship é quase duas vezes mais poderoso que o próprio Sistema de Lançamento Espacial (SLS) da NASA, que fez seu primeiro voo sem tripulação para a órbita em novembro, enviando um compartimento chamado Orion em uma viagem de 10 dias ao redor da lua.