Espetáculos do ‘Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil’ chegam em Brasília

Fotografia: de Rafa Costa)

 

Sesc Gama, Sesc Ceilândia e Taguatinga Norte vão receber apresentações gratuitas de teatro, música e literatura

 

 

O “Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil”, projeto de circulação nacional realizado pelo Sesc para apoiar o setor cultural do Rio Grande do Sul, chega ao Sesc DF, nesta terça-feira (22), com três atrações: “CHULA” por Emily Borgheti; o espetáculo “Redoma”, de Paola Kirsti e Kiai; e a oficina literária “Vilões”, com Ana Thomás. O projeto foi criado para ajudar a retomada cultural do RS depois das enchentes que atingiram o estado, entre abril e maio deste ano. O “Circula Sesc- Artistas Gaúchos pelo Brasil” percorrerá mais de 30 cidades em 18 estados até o final desse ano.

A programação começa com a oficina criativa “Vilões”, ministrada por Ana Thomás,escritora e ilustradora de livros para infância e jovens há 20 anos que tem mais de 60 livros publicados, da cidade de Cachoeirinha. A oficina tem como proposta conhecer a estrutura narrativa dos vilões com um método simples, onde qualquer um poderá fazer uso da imaginação para transformar uma ideia em um vilão. A atividade acontece nos dias 22/10, no Sesc Gama, e 23/10, no Sesc Ceilândia.

Em “CHULA”, o público poderá conferir o primeiro trabalho solo da bailarina Emily Borghetti, de Porto Alegre. Acompanhada pelo violonista de sete cordas Neuro Junior e pela pianista Dionara Fuentes, Emily traz a dança como música, criando junto aos instrumentos as melodias e ritmos que passeiam por milongas, chacareras, bugios e rancheiras e com coreografia que reflete o papel das mulheres na dança gaúcha.

Já “Redoma” passeia pelas músicas do álbum de mesmo nome da cantora porto-alegrense Paola Kirst com o trio instrumental Kiai, inspirado em ritmos latino-americanos e rock psicodélico. Refletindo sobre as multiplicidades de uma redoma, os musicistas se voltam para os sentimentos de enclausuramento e impotência que retratam uma sociedade adoecida e buscam o contraponto da proteção.

“A programação do ‘Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil’ foi montada através de uma convocação pública voltada, exclusivamente, para artistas de municípios que decretaram calamidade pública em razão das enchentes que assolaram o nosso estado este ano”, explica a gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello. “Nossa curadoria avaliou 525 propostas para a seleção dos contemplados – 24 projetos de artes cênicas, 24 projetos de música e 24 projetos de literatura – que, agora, serão apresentados pelo Brasil em uma grande vitrine para fomentar e incentivar os nossos talentos e a cadeia criativa gaúcha, que é tão pujante. Cada projeto contemplado irá realizar três apresentações, com cachê e todos os custos de hospedagem, alimentação e transporte mantidos pelo Sesc. Para nós, é uma alegria viabilizarmos esta iniciativa e, através dela, sermos parte da retomada do setor, que ainda vive os impactos deste triste capítulo de nossa história”, complementa.

O projeto é uma inciativa do Sesc no Rio Grande do Sul, em parceria com o Departamento Nacional da Instituição e o apoio dos Departamentos Regionais de diversos estados. “A realização do Circula Sesc só é possível a partir do trabalho integrado que o Sesc desenvolve em todo o país. Nosso objetivo principal é abrir espaço para receber o trabalho de profissionais que tiveram grandes perdas materiais e ainda hoje sofrem com as consequências das enchentes em suas cidades, como a suspensão de espetáculos e a falta de perspectivas para novos trabalhos. Contribuímos dessa forma não só com a cadeia produtiva da área de cultura local, como também para a valorização desses artistas e difusão da produção nacional”, explica a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha.

Na lista de artistas e grupos culturais contemplados estão talentos de municípios gaúchos como Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Encantado, Feliz, Igrejinha, Montenegro, Novo Hamburgo, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Pelotas e Porto Alegre. O processo de seleção contou com a participação do Governo do Estado do RS, do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado (SatedRS), da Câmara Rio-grandense do Livro e do Museu da Cultura Hip Hop do Rio Grande do Sul. Receberão apresentações o Distrito Federal e os estados do Tocantins, Acre, Maranhão, Paraíba, Amapá, Alagoas, Roraima, Rondônia, Bahia, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Paraná e Goiás.

Programação

Oficina Criativa “Vilões” (com Ana Thomás)

Datas: 22 e 23/10

Locais: Sesc Gama e Sesc Ceilândia

“CHULA” (com Emily Borghett)

Datas: 25, 26 e 27/10, às 20h

Locais: Sesc Ceilândia; Sesc Gama; Taguatinga Norte

“Redoma” (com Paola Kirst e Kiai)

Datas: 25 e 26/10, às 20h

Locais: Sesc Gama e Taguatinga Norte