Rover Perseverance encontra misterioso feixe de cordas na superfície de Marte

O rover Mars Perseverance da Nasa capturou esta imagem de uma área em sua frente usando sua câmera de prevenção de perigo frontal a bordo A Nasa/JPL-Caltech (12.jul.2022)

 

Funcionários da agência espacial acreditam que objeto é uma corda que sobrou do desembarque de Perseverance

 

O rover Perseverance, da Nasa, capturou uma imagem incomum de algo deitado na areia vermelha de Marte: um feixe de cordas.

A câmera de prevenção de perigo dianteiro esquerdo do rover tirou uma foto do objeto de cor clara em 12 de julho que algumas pessoas compararam a um espaguete.

Funcionários da agência espacial confirmaram que acreditam que o objeto é uma corda que sobrou do desembarque de Perseverança.

A corda pode ser do rover ou seu estágio de descida, um componente semelhante a um jet pack movido a foguete usado para baixar o rover com segurança para a superfície do planeta, de acordo com um porta-voz da missão Perseverança no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, Califórnia.

O rover não havia estado anteriormente na área onde a corda foi encontrada, então é provável que o vento tenha soprado para lá, disse o porta-voz.

Atualmente explorando um antigo delta chamado Cratera Jezero, o rover está procurando sinais de vida microscópica que podem ter chamado Marte de lar bilhões de anos atrás, disse o porta-voz. Esta cratera é onde o robô originalmente pousou em 18 de fevereiro de 2021.

Quando Perseverance revisitou o local da corda quatro dias depois, o objeto tinha sumido.

Esta não é a primeira vez que o rover se depara com pedaços de material que sobraram de sua descida em Marte.

As câmeras do Perseverance tiraram uma foto de um fragmento de folha brilhante em meados de junho, de acordo com um tweet da conta oficial do rover. A equipe acreditava que era uma parte do cobertor térmico do rover, um material fino que regula a temperatura, que pode ter caído durante o estágio de descida.

A equipe do rover na Nasa está pesquisando mais sobre o novo pedaço de destroços e planeja divulgar mais detalhes ainda esta semana.

Com informações da CNN