Hermansson esnoba favoritismo de Strickland em luta no UFC: “Não entendo, mas não me incomoda”

Jack Hermansson encara Sean Strickland em duelo dos médios — Foto: Chris Unger/Zuffa LLC

 

 

Entre 2018 e 2019, Jack Hermansson enfileirou quatro adversários no peso-médio (até 84kg) e se colocou bem na divisão. Uma derrota para Uriah Hall o fez parar. Depois disso, venceu Kelvin Gastelum, mas voltou a perder, agora para Marvin Vettori. Na última luta, a recuperação veio com grande atuação contra Edmen Shahbazyan. Neste sábado, em Las Vegas, o sueco tenta diante de Sean Strickland retomar seu caminho até o cinturão com vitórias seguidas. O objetivo continua sendo um só.

– Tenho um objetivo claro: quero ser o melhor do mundo. Se eu quiser chegar no título, preciso ganhar lutas em sequência, e quando você chega no auge do esporte, fica difícil. A concorrência é muito boa e as margens de erro são muito pequenas. Mas vou fazer acontecer, com certeza. Isso está sempre na minha cabeça, para mim o que importa é o resultado. Tenho grandes objetivos e preciso fazer isso acontecer, preciso vencer lutas seguidas – disse o lutador em conversa exclusiva com o Combate.

O lutador sueco de 33 anos, dono de um cartel com 22 vitórias e seis derrotas, fez seu camp na Noruega, onde treina na Frontline Academy Oslo. Lá, ele fez um treino diferente, onde pediu para que companheiros o provocassem, esperando que isso acontecerá com o provocador adversário americano.

– Sim, fiz isso mesmo, pedi a meus parceiros de sparring para falarem m*** para mim durante o sparring. Isso foi divertido! Estou visualizando, pensando que ele vai fazer isso. Se ele não falar, também não vai ser um problema, mas estou preparado. Levei isso em conta e tenho certeza de que vai ser irritante. Isso aumenta o desafio de focar enquanto alguém está falando contra você – disse o lutador, que revelou que realmente isso não é uma postura que compartilhe.

– Não falo. Mas vamos ver, talvez responda! (risos) Veremos (…). Só uma vez (falei), bem no início da minha carreira, quando teve um cara que falou alguma coisa para mim quando fomos para o chão, foi algo tipo “agora vou te matar”. E logo depois o peguei numa finalização (risos).

Hermansson não escondeu o que precisa fazer para ficar em vantagem no octógono. Strickland vai buscar sua sexta vitória seguida no UFC, tendo batido Uriah Hall em sua última aparição no cage, em julho de 2021.

– Acho que preciso ser o lutador mais veloz. Preciso fazer tudo que ele não estiver esperando. Se ele achar que vou derrubá-lo, vou socá-lo; se ele achar que vou golpeá-lo, vou derrubá-lo. Tenho que ser imprevisível. Tenho que ser mais rápido, me mover melhor, ser mais preciso que ele. Esta é minha estratégia (…). Acho que é muito importante que ele não tenha a chance de controlar o octógono. Se ele consegue emplacar seu ritmo na luta, é quando ele se sai melhor. Mas ao mesmo tempo, ele fica muito confortável apenas parando ali e saindo na porrada. Acho que você tem que ser inteligente com como enfrentá-lo, com um pouco de movimento, e quando tiver uma oportunidade real, boom, pressione ele.

Jack Hermansson vem de vitória dominante contra Edmen Shahbazyan — Foto: Chris Unger/Zuffa LLC
Jack Hermansson vem de vitória dominante contra Edmen Shahbazyan — Foto: Chris Unger/Zuffa LLC

Hermansson também garantiu não se incomodar com o fato de ser azarão nessa luta, ainda que seja mais bem ranqueado que o americano. Talvez a sequência de Strickland tenha pesado nas casas de apostas.

– Não entendo (por quê sou a zebra), mas não me incomoda. Por toda a minha carreira, às vezes sou o favorito, às vezes sou o azarão. Isso não afetou meus resultados antes e não vai afetar agora. Minha missão ainda é a mesma (…) Sim, você pensa (em provar aos críticos que estão errados), mas ao mesmo tempo minha motivação sempre está lá em cima, acho que não dá para ser maior. Meus objetivos são muito altos e sempre vou dar tudo. Acho que não dá para ficar mais motivado que isso – concluiu.(Ge)

Serviço do UFC Hermansson x Strickland

O Combate transmite o UFC Hermansson x Strickland ao vivo e com exclusividade no próximo sábado a partir de 17h50 (horário de Brasília). No mesmo horário, SporTV 3 e Combate.com exibem o “Aquecimento Combate” e as duas primeiras lutas; o site acompanha o evento em Tempo Real.

UFC Hermansson x Strickland
5 de fevereiro de 2022, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (21h, horário de Brasília):
Peso-médio: Jack Hermansson x Sean Strickland
Peso-médio: Punahele Soriano x Nick Maximov
Peso-meio-médio: Shavkat Rakhmonov x Carlston Harris
Peso-médio: Sam Alvey x Brendan Allen
Peso-médio: Bryan Battle x Tresean Gore
Peso-pena: Julian Erosa x Steven Peterson
CARD PRELIMINAR (18h, horário de Brasília):
Peso-galo: Miles Johns x John Castañeda
Peso-pena: Hakeem Dawodu x Mike Trizano
Peso-médio: Chidi Njokuani x Marc-Andre Barriault
Peso-galo: Alexis Davis x Julija Stoliarenko
Peso-meio-pesado: Jaílton Malhadinho x Danilo Marques
Peso-meio-médio: Jason Witt x Phil Rowe
Peso-mosca: Denys Bondar x Malcolm Gordon