
Acordo prevê participação de 90% da subsidiária da estatal brasileira e amplia atuação da companhia na margem equatorial africana.
A Petrobras assinou nesta quinta-feira (17), em Abidjan, na Costa do Marfim, contratos para exploração de petróleo em oito blocos offshore na margem equatorial do país africano. A companhia brasileira será responsável pela operação das áreas por meio da subsidiária Petrobras Netherlands B.V. (PNBV).
Os contratos são firmados sob o regime de partilha de produção. A PNBV terá 90% de participação nos blocos, enquanto os 10% restantes ficarão com a estatal marfinense Petroci Holding.
Os blocos adquiridos são CI-513, CI-600, CI-601, CI-602, CI-603, CI-605, CI-701 e CI-702. A Petrobras informou que a iniciativa faz parte da estratégia de recomposição das reservas de petróleo e gás por meio da exploração de novas fronteiras no Brasil e no exterior.
Potencial exploratório
Segundo a Petrobras, os contratos garantem participação em áreas consideradas de elevado potencial exploratório na margem equatorial africana. A presidente da companhia, Magda Chambriard, afirmou que o acordo representa uma presença relevante da estatal na Costa do Marfim, em uma região com características geológicas semelhantes às de bacias sedimentares brasileiras.
“Vamos aplicar nesses blocos nossa experiência e capacidade técnica e estamos confiantes de que poderemos, com elas, descortinar todas as possibilidades que acreditamos existir na margem atlântica africana”, afirmou.
A margem equatorial reúne áreas com características geológicas relacionadas à abertura do Oceano Atlântico e se estende pela costa norte da América do Sul e pela África Ocidental. Descobertas recentes na Guiana e no Suriname aumentaram o interesse exploratório na região.
No Brasil, a Petrobras realiza perfurações exploratórias no litoral do Amapá e do Rio Grande do Norte. A companhia também identificou reservatórios de gás na margem equatorial da Colômbia.
Atuação internacional
A assinatura dos contratos amplia a presença da Petrobras na exploração de petróleo e gás no continente africano. A estatal também atua na Namíbia, em São Tomé e Príncipe e na África do Sul. Em agosto de 2026, a companhia iniciou negociações para participar de blocos exploratórios em Gana.
A expansão representa uma retomada da atuação da Petrobras na África. No início dos anos 2000, a empresa chegou a manter operações e participações em países como Nigéria, Tanzânia, Angola, Benin, Gabão e Namíbia, posteriormente vendidas.
Além da África e do Brasil, a Petrobras mantém atividades de exploração e produção de petróleo na Argentina, Bolívia, Colômbia e Estados Unidos. Em junho deste ano, a companhia também firmou entendimento para uma cooperação estratégica e técnica com a estatal mexicana Pemex, com foco no Golfo do México.









