
Número de imunizações cresce 14,7% no Distrito Federal com ações em shoppings, feiras e unidades móveis
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal alcançou, em maio, a marca de um milhão de doses de vacinas aplicadas na população do Distrito Federal. Apenas entre janeiro e abril deste ano, foram registradas 985.417 aplicações, representando um aumento de 14,7% em comparação com o mesmo período de 2025.
Segundo a pasta, até o fim de 2026 já foram aplicadas cerca de 2,9 milhões de doses, aproximadamente 100 mil a mais do que em 2024, quando o total chegou a 2,8 milhões.
De acordo com a gerente da Rede de Frio Central da SES-DF, Tereza Luiza Pereira, o crescimento é resultado das estratégias adotadas para ampliar o acesso da população aos imunizantes. Além das mais de 100 salas de vacinação distribuídas em unidades básicas de saúde e hospitais, a secretaria intensificou as chamadas ações extramuros.
As iniciativas levam vacinas para locais de grande circulação, como feiras, shoppings, mercados e eventos públicos. O Distrito Federal também conta com dois carros da vacina, utilizados em ações itinerantes para alcançar mais moradores.
Grande parte das doses aplicadas neste ano está relacionada à campanha de vacinação contra a influenza. Até o último dia 21, já haviam sido aplicadas 423.845 doses contra o vírus da gripe.
A campanha segue voltada aos grupos prioritários, com cobertura de 26,1% entre crianças de seis meses a cinco anos, 44,4% das gestantes e 42,61% dos idosos. A vacinação contra a influenza começou em 25 de março e contempla ainda profissionais da saúde, professores, militares e caminhoneiros.
Outro destaque é a ampliação temporária da vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano). Até 30 de junho, adolescentes de 15 a 19 anos, de ambos os sexos, que ainda não receberam o imunizante poderão se vacinar gratuitamente.
Além das campanhas regulares, o Distrito Federal mantém desde 2023 o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais do Distrito Federal (Crie-DF), localizado no Hospital Materno Infantil de Brasília. A unidade já aplicou mais de 36,5 mil doses especiais destinadas a públicos específicos que necessitam de imunobiológicos fora do calendário básico de vacinação.
Fonte das informações: Secretaria de Saúde do DF









