
Curso prioriza profissionais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e busca ampliar a qualificação no atendimento a recém-nascidos
O Ministério da Saúde lançou um edital com 310 vagas para a Especialização em Enfermagem Neonatal, destinada a profissionais que atuam em unidades neonatais de referência do Sistema Único de Saúde. O investimento previsto para a iniciativa é de R$ 2,6 milhões.
As inscrições estarão abertas entre os dias 16 de março e 6 de abril e devem ser realizadas por meio da plataforma SIGA-LS. A ação prioriza profissionais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, áreas que apresentam maior carência de especialistas nessa área da enfermagem.
Qualificação para melhorar o atendimento
De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da especialização é fortalecer a qualificação da força de trabalho no SUS e melhorar a assistência prestada a mulheres e recém-nascidos.
Segundo o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, a iniciativa também busca reduzir desigualdades históricas na oferta de profissionais especializados.
“Nosso objetivo é fortalecer e valorizar a enfermagem no âmbito do SUS, além de qualificar a oferta dos serviços. Ao atacar desigualdades históricas, fortalecemos a resolutividade nas redes regionais”, afirmou em nota.
A ampliação do número de enfermeiros especialistas em neonatologia pode contribuir para a identificação precoce de riscos, manejo clínico adequado e realização de intervenções seguras, fatores que ajudam a reduzir óbitos evitáveis entre recém-nascidos.
Formação terá duração de 14 meses
O curso será executado pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, ligado à Fundação Oswaldo Cruz. A especialização terá duração de 14 meses e integra o Programa Agora Tem Especialistas.
A expectativa é que a iniciativa aumente em mais de 30% o número de enfermeiros neonatais que atuam no SUS.
Distribuição das vagas
Das 310 vagas ofertadas, 206 serão destinadas a capitais (66%) e 104 a municípios do interior (34%). A distribuição regional prevê:
56 vagas no Centro-Oeste
182 vagas no Nordeste
72 vagas no Norte
Os profissionais selecionados atuarão em 64 hospitais distribuídos em 36 municípios. O edital também prevê 172 vagas reservadas para ações afirmativas.
Fortalecimento da assistência obstétrica
A formação integra um conjunto de ações do Ministério da Saúde voltadas ao fortalecimento da assistência obstétrica e neonatal no país.
Em 2025, a pasta também destinou R$ 17 milhões para a Especialização em Enfermagem Obstétrica da Rede Alyne. O curso reúne 760 profissionais de enfermagem e é realizado em parceria com 38 instituições de ensino.
A iniciativa é executada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com apoio da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras, priorizando profissionais que atuam em regiões interiorizadas e na Amazônia Legal, com foco na ampliação do acesso à formação especializada.









