Com 90 novos ônibus entregues, GDF amplia frota do transporte público

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

 

Veículos começam a circular em dezembro e vão atender cerca de 350 mil passageiros em dez regiões administrativas

O governador Ibaneis Rocha entregou, na manhã desta quarta-feira (26), 90 ônibus da nova frota da Viação Pioneira, que adquiriu 444 veículos, sendo 25 para ampliar a operação e 419 para renovar unidades já em uso. Os novos coletivos começam a circular em dezembro e vão beneficiar cerca de 350 mil passageiros das regiões do Gama, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Mangueiral, Itapoã, Paranoá e seus parques.

Segundo o chefe do Executivo, esta é mais uma iniciativa que melhora a qualidade do serviço para o usuário que depende do transporte público todos os dias, inclusive, no final do dia e aos fins de semana. Ele destacou também o programa Vai de Graça, que permite que a população circule pela cidade. “A melhoria no transporte público do DF foi uma meta nossa desde 2019, quando assumimos o governo. Nós já estamos há seis anos sem ter reajuste nas nossas tarifas de ônibus. É um custo pesado para o governo, mas que representa distribuição de renda para a população”, ressalta.

Os avanços, afirmou Ibaneis, podem ser vistos em diversas frentes: a frota de ônibus mais moderna do Brasi, melhorias no sistema viário — incluindo a entrega, nesta quarta, de mais uma etapa do BRT —  e as reformas estruturais na Rodoviária do Plano Piloto, que era alvo de reclamações constantes. “Hoje, graças a Deus, as coisas estão funcionando bem”, afirmou. O governador ressaltou ainda que mais de 20 terminais já foram integralmente reformados e que outros seguem em construção, todos com o objetivo de facilitar a vida dos usuários do transporte público.

Dessas novas unidades de ônibus, 207 serão entregues ainda este ano, parte delas expostas no Eixão Sul, e outras 237 virão em 2026, o que elevará a frota total da empresa para 753 veículos. Os novos coletivos são equipados com tecnologia Euro 6, que reduz significativamente a emissão de poluentes, e incluem inovações como portas elétricas com sistema antiesmagamento, elevador para acessibilidade, câmeras, GPS, desligamento automático em marcha lenta e placa solar para recarregar baterias, o que garante mais conforto, segurança e sustentabilidade.

Eles começam a operar já em dezembro deste anona Área 2, substituindo gradualmente os modelos mais antigos. Essa renovação antecipada feita pela Pioneira também faz parte de uma estratégia mais ampla do GDF para manter uma frota moderna e eficiente: a meta é renovar toda a frota até o final do mandato, com grande impacto ambiental e operacional.

“A entrega de hoje reforça o nosso compromisso para que a população se desloque com conforto e segurança, por meio dessa frota que é a mais nova e mais limpa, graças à tecnologia Euro 6, que faz esses veículos menos poluentes. É o nosso cuidado com quem mais precisa”, afirmou a vice-governadora Celina Leão.

Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, o DF está antecipando a renovação da frota de ônibus, uma medida importante para as empresas, que passam a contar com veículos de maior valor de revenda e menor custo de manutenção. “Para o usuário é muito melhor, porque você tem ônibus novos, que não dão problemas, que não quebram. São ônibus que têm uma tecnologia não poluente”, afirmou. “Hoje temos a frota mais nova e menos poluente do Brasil. O modelo de transporte do DF é referência para o país”.

Ele destacou que os novos coletivos chegam com o que há de mais moderno em telemetria, segurança de direção e direção assistida, além de serem mais fáceis de conduzir e muito mais seguros. Todos os veículos são rastreáveis e conectados ao Centro de Supervisão Operacional, que permite o acompanhamento da operação em tempo real — informação que também está disponível aos passageiros pelo aplicativo DF no Ponto. “Hoje, com a entrega, trazemos ainda mais conforto, modernidade, tecnologia e segurança para os usuários, que realizam mais de 1,5 milhão de viagens por dia. São mais de 24 mil viagens de ônibus todos os dias. A Pioneira é a maior e mais robusta das nossas operadoras”, afirma Zeno Gonçalves.

Visita à fábrica

Em junho deste ano, o governador Ibaneis Rocha visitou a fábrica da Marcopolo em São Mateus (ES), acompanhado pelos secretários de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, e de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro. A comitiva conheceu a estrutura industrial da unidade da Marcopolo, maior fabricante de carrocerias de ônibus do Brasil e uma das líderes mundiais no setor. Com sede em Caxias do Sul (RS), a empresa mantém em São Mateus uma planta estratégica que abastece mais de 140 países.

Renovação e ampliação da Pioneira

A frota inicial da Viação Pioneira era de 625 veículos. A empresa ampliou esse número em 79 veículos básicos, e o total chegou a 704 unidades ao final de 2024. Com isso, a Pioneira concluiu a renovação dos ônibus com vencimento até 31/12/2024.

Em 2025, a empresa expandiu a frota com mais 49 ônibus novos, sendo 25 convencionais, 10 articulados BRT e 14 Padron BRT, o que fez o total subir para 753 veículos. No último lote de aquisição, foram comprados 444 ônibus novos, dos quais 25 se destinam à ampliação da frota e 419 à substituição de veículos como antecipação da renovação prevista para 31/12/2027.

Frota total no DF

A frota atual do Distrito Federal conta com 3.063 veículos — entre eles, seis ônibus elétricos operam desde junho de 2020 nas linhas do centro da capital. A partir de 2026, o DF terá uma ampliação significativa desse tipo de veículo, com a frota elétrica prevista para chegar a 90 unidades, que deverão circular no Plano Piloto, sendo os primeiros entregues em março do próximo ano.

Esses 90 ônibus elétricos ficarão sob responsabilidade da empresa Piracicabana, que substituirá 84 ônibus básicos e os seis elétricos antigos, além de ampliar a frota com mais 25 veículos básicos. Atualmente, cerca de 90% da frota — equivalente a 2.831 veículos — possui idade média de 3,6 anos.

 

Com informações da Agência Brasília