Comércio do DF aposta em adesão total à Black Friday

Foto: Fecomércio-DF

 

 

Comércio do DF aposta em adesão total à Black Friday e projeta crescimento nas vendas

 

O comércio do Distrito Federal entra na Black Friday de 2025 com otimismo recorde. De acordo com levantamento do Instituto Fecomércio-DF, 100% dos lojistas entrevistados confirmaram participação na data promocional, adotando descontos e ações específicas para atrair o consumidor. O índice supera os 95,3% de adesão registrados em 2024, e reflete a confiança do setor no aquecimento das vendas de fim de ano.

Segundo a pesquisa, 98% dos comerciantes esperam aumento nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Desse total, 48% projetam crescimento entre 10% e 20%, e 43% preveem uma alta superior a 20%. Outros 7% acreditam em aumento de até 10%. Apenas 2% indicaram estabilidade ou queda.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, os números mostram um cenário promissor. “O comércio do DF está confiante e preparado. Hoje a Black Friday representa uma das datas mais importantes para o varejo juntamente com o Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outras. E mais importante é que as promoções abrem o período de vendas de fim de ano e ajudam a renovar os estoques das empresas para o Natal”, analisa.

A pesquisa aponta que a maioria dos lojistas (41,4%) planeja descontos médios entre 31% e 50%. Outros 20,2% devem reduzir os preços entre 16% e 30%, e 18,2% pretendem oferecer mais de 50% de abatimento.

Para impulsionar as vendas, promoções diretas lideram como principal estratégia (73,5%), seguidas pela diversificação de produtos (54,9%) e pelo investimento em propagandas nas redes sociais e panfletos (46,1%). O uso de vitrines temáticas, com faixas e enfeites, também aparece como aposta de destaque para atrair o público.

O estudo com os lojistas indica que as lojas físicas serão o principal canal de faturamento da Black Friday no Distrito Federal. Elas concentram 86,9% das vendas, muito à frente do e-commerce próprio (11,1%) e das vendas diretas por redes sociais ou telefone (2%).

Os segmentos com maior presença entre os entrevistados foram vestuário e moda (21%), eletroeletrônicos e tecnologia (18%) e calçados e acessórios (16%), setores que tradicionalmente lideram as promoções da data.

Metodologia

A sondagem foi realizada entre os dias 6 e 10 de novembro de 2025, com 102 empresas de 12 segmentos do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF. As entrevistas foram feitas presencialmente, com proprietários e gerentes de estabelecimentos localizados em diversas regiões do Distrito Federal.