
Ator e diretor de Hollywood, vencedor do Oscar e fundador do Festival de Sundance, Robert Redford morreu aos 89 anos em sua casa em Utah
O ator e diretor Robert Redford, um dos maiores nomes da história do cinema norte-americano, morreu na madrugada desta terça-feira (16), aos 89 anos, em sua casa nas montanhas de Provo, em Utah. A informação foi confirmada por sua assessoria ao jornal The New York Times. Segundo Cindi Berger, executiva da Rogers & Cowan PMK, Redford faleceu enquanto dormia. A causa da morte não foi divulgada.
Ícone de Hollywood nos anos 1960 e 1970, Redford estrelou clássicos como Butch Cassidy (1969), Golpe de Mestre (1973), Todos os Homens do Presidente (1976) e Entre Dois Amores (1985). Como diretor, venceu o Oscar logo na estreia com Gente Como a Gente (1980), também premiado como Melhor Filme.
Fundador do Sundance Institute, em 1981, foi responsável por transformar o Festival de Sundance em referência mundial do cinema independente. Fora das telas, se destacou como ativista ambiental e defensor de causas sociais.