
Parceria com o British Council visa preparar docentes da rede pública para ensino de programação e habilidades digitais
O Governo de Goiás, em parceria com o British Council, abriu inscrições para o curso gratuito de capacitação em pensamento computacional e programação, voltado a professores da rede pública. Os interessados podem se inscrever até 12 de setembro pelo link abre.go.gov.br/codificagoias.
O programa, chamado Codifica+, é destinado a docentes do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e do ensino médio. Desenvolvido especialmente para o contexto educacional brasileiro, o projeto apoia redes públicas na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de seu complemento para a área de computação.
Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, a proposta vai além do ensino técnico:
“Ao capacitar os professores das redes municipal, estadual e federal com habilidades de ponta em tecnologia, estamos preparando nossos alunos para prosperar em um mundo cada vez mais tecnológico.”
Na primeira fase, realizada em 2024, 55 professores foram certificados em Goiás. O programa oferece estratégias práticas para inserir o raciocínio lógico em diversas disciplinas – de matemática a história – com atividades que podem ser aplicadas com ou sem tecnologia. Além disso, os conteúdos incorporam princípios de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), promovendo práticas pedagógicas mais inclusivas.
A diretora de Engajamento Cultural do British Council Brasil, Diana Daste, destacou o impacto da iniciativa:
“O sucesso em Goiás mostra que podemos replicar esse impacto em outros estados. O programa comprovou sua eficácia como solução acessível e inovadora para fortalecer a educação pública.”
Competição e inovação
Na edição de 2024, o Codifica+ promoveu a competição Learning Sectors, realizada com apoio da Fórmula 1. Mais de 150 equipes de professores e estudantes mapearam problemas reais em suas comunidades e desenvolveram 106 protótipos voltados à acessibilidade, sustentabilidade e inclusão.
O destaque foi para três alunas do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Gomes de Souza, em Anápolis, que venceram o desafio e ganharam uma experiência imersiva nos bastidores do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, em novembro, com todas as despesas custeadas.