
A exposição “Andanças: Passado, Presente e Futuro”, realizada pela Andar a pé – o movimento da gente, com apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), chega ao Complexo Cultural de Planaltina no dia 7 de março de 2025, sexta-feira, com abertura marcada para às 19 horas e entrada gratuita.
Nessa sua primeira versão, ela poderá ser apreciada até o dia 30 de março, das 09 às 18h, pela comunidade local e em visitas agendadas pelas escolas públicas e particulares de Planaltina.
Depois de Planaltina, a exposição “Andanças: Passado, Presente e Futuro” vai percorrer outras quatro cidades do Distrito Federal: Brasília, Gama, Taguatinga e Ceilândia. Além de resgatar as memórias de nossa capital, prestes a completar 65 anos, a exposição tem também por objetivo provocar o debate sobre os problemas urbanos atuais e propor soluções para um futuro sustentável e justo para as nossas cidades do DF.
“A exposição quer provocar a comunidade para a construção participativa das cidades por onde passar, discutindo questões específicas de cada cidade, segundo cinco eixos temáticos: Planejamento e Gestão Urbana; Mobilidade; Resiliência Climática; Patrimônio Cultural; e Direito à Cidade.
“Com painéis informativos, projeções de imagens, vídeos, depoimentos e um espaço interativo com QR Codes, a exposição também conta com espaço educativo onde serão realizadas oficinas com os visitantes e disponibilizadas publicações sobre o DF e as cidades foco onde acontecer.
O conteúdo é específico para cada cidade. Portanto, quem viu a exposição em Planaltina não pode perder as outras exposições em outras cidades, pois o conteúdo será distinto e surpreendente.
Além disso, serão realizadas rodas de conversa com especialistas e atores locais com o objetivo de aprofundar os eixos temáticos da exposição em cada cidade.
A exposição ficará em Planaltina por três semanas e conta com a parceria da UnB de Planaltina, por meio de seus professores e dos alunos que servirão de mediadores durante os dias úteis da semana.”
O projeto tem parceria com a Universidade de Brasília (UnB) de Planaltina, onde já ofereceu uma capacitação para universitários, que serão responsáveis por visitas guiadas durante a exposição.
Serviço:
Aviso de Pauta: Exposição “Andanças: Passado, Presente e Futuro”
Abertura: 7 de março de 2025 • Local: Complexo Cultural de Planaltina – DF •
Data de permanência: 7 de março a 28 de março de 2025 •
Entrada Gratuita (de segunda a domingo)