
Racha na tradicional família política do Ceará se intensifica nas eleições municipais, com os irmãos Ciro e Cid Gomes apoiando candidatos diferentes
A acirrada disputa eleitoral em Fortaleza colocou novamente os irmãos Ciro Gomes (PDT) e Cid Gomes (PSB) em campos opostos. Após divergências políticas desde 2022, quando Ciro se recusou a apoiar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência, os irmãos agora discordam sobre a candidatura de Evandro Leitão (PT) à prefeitura da capital cearense.
Enquanto o senador Cid Gomes (PSB-CE) engajou-se fortemente na campanha do petista, participando de eventos e comícios na reta final do segundo turno, Ciro Gomes, ex-governador e líder do PDT, se absteve de apoiar o candidato do PT. Aliados de Ciro, inclusive, manifestaram apoio ao adversário de Leitão, o deputado federal André Fernandes (PL).
Esse novo embate expõe o crescente distanciamento na família Gomes, que já enfrentou um revés político neste ano, quando perderam a eleição em Sobral, berço político dos irmãos. Na cidade, Oscar Rodrigues (União Brasil) venceu a secretária do Ministério da Educação, Izolda Cela (PSB), apoiada por Cid.