Iniciativa visa certificar instituições que se destacam na prevenção e combate a fraudes. Primeira etapa conta com 17 instituições certificadas
A Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), lançou nesta terça-feira (22), em São Paulo, o Selo de Prevenção a Fraudes, uma iniciativa para fortalecer a segurança no sistema financeiro brasileiro. O selo será concedido a instituições que cumprirem rigorosos critérios de prevenção e combate a fraudes, além de conscientização dos clientes sobre os riscos.
Nesta fase inicial, 17 instituições financeiras serão certificadas, com validade de 12 meses, renovável após nova avaliação. Instituições interessadas podem solicitar formalmente a certificação à CNF. “A certificação visa garantir que as instituições adotem as melhores práticas do mercado, assegurando um ambiente mais seguro para os consumidores”, disse Rodrigo Maia, diretor-presidente da CNF.
Investimento em segurança
O presidente da Febraban, Isaac Sidney, destacou que a prevenção a fraudes é uma prioridade para o setor, que investe cerca de R$ 4 bilhões anualmente em sistemas de segurança da informação. O selo, segundo as entidades, atesta que a instituição certificada possui processos eficientes, incluindo práticas de cooperação externa, gestão de riscos e rigor na abertura de contas.