
Nesta sexta-feira (29), a Transpetro (Petrobras Transporte S.A.) divulgou a realização de concursos públicos para a admissão de pessoal, tanto para atuação em terra quanto no mar. Ao todo, são 207 vagas disponíveis, sendo 154 para os níveis médio e superior no quadro de terra e 53 para o quadro de mar. Os aprovados serão admitidos ao longo do ano de 2024.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até 30 de outubro através do site da Cesgranrio, organizador do concurso. As provas estão agendadas para dezembro, e o resultado final será divulgado em 5 de março de 2024. O último concurso público realizado pela Transpetro foi em 2018.
A Transpetro conta atualmente com 5.065 empregados, sendo 3.273 do quadro de terra e 1.781 do quadro de mar. O déficit de pessoal é resultado de processos de aposentadoria, desligamentos por interesse dos empregados e a necessidade de reposição devido à atuação de muitos empregados cedidos pela Petrobras.
A empresa inovou nos editais, garantindo 10% das vagas para pessoas com deficiência, em conformidade com a lei, e 20% para candidatos negros de ambos os sexos. Além das vagas, a Transpetro planeja compor um cadastro de reserva.
Segundo Alexandre Almeida, gerente executivo de Recursos Humanos da Transpetro, as vagas são de extrema importância. A necessidade de reposição é evidente devido a aposentadorias e desligamentos, enquanto a empresa também foca no crescimento, visando desenvolver novos serviços para atender à Petrobras e outras empresas do setor de petróleo no Brasil.
Os editais também trazem como destaque a realização de provas regionais para o pessoal de terra, permitindo que os candidatos escolham a região onde desejam trabalhar. No quadro de mar, a disputa é nacional. A intenção é valorizar candidatos das regiões onde a Transpetro opera, evitando a necessidade de realocar empregados.
Os salários iniciais variam conforme o nível de escolaridade e cargo, com remuneração inicial de R$ 5.563,90 para nível médio no quadro de terra e R$ 12.739,70 para nível superior no mesmo quadro. Os empregados do quadro de mar têm remuneração e benefícios compatíveis com o mercado marítimo.
Os admitidos terão direito a benefícios como plano de carreira, auxílio-creche ou auxílio acompanhante, benefício educacional, assistência multidisciplinar de saúde, benefício farmácia, plano opcional de previdência complementar e programa de assistência especial para pessoas com deficiência. O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.