Daniel de Castro faz um balanço da sua gestão em Vicente Pires
Ele prometeu que a Vicente Pires se tornaria um “canteiro de obras” nos últimos três anos e classificou o administrador, Daniel de Castro, com um “homem de confiança” no governo de Ibaneis Rocha (MDB). A cidade recebeu, nos últimos três anos, cerca de R$ 540 milhões do chefe do Executivo. A quantia tem sido revertida em uma verdadeira revolução em termo de gestão na região administrativa de Vicente Pires.
A equipe de reportagem do site Tudo OK Notícias entrevistou o prefeito que fez um balanço desses três anos e dois meses à frente da RA contribuindo para o desenvolvimento e melhora na qualidade de vida da população. Acompanhe os principais temas abordados durante essa conversa com o Administrador Daniel de Castro.
REVOLUÇÃO ADMINISTRATIVA
“Eu sempre digo o seguinte, você tem que analisar Vicente Pires antes de Ibaneis e agora pós Ibaneis. Nós só temos três anos e dois meses na gestão e nós tivemos que consertar uma cidade que ficou quase oito anos sem praticamente nada. O que melhorou? Tudo melhorou? Tudo, tudo que você pensar melhorou.
Essa cidade era a cidade que era vendida na grande mídia, inclusive nacional, pela cidade que engolia carro, que matava cavalo, que o morador era proibido de andar nela, o carro não transitava, a Uber não entrava, 99 não entrava, era uma enxurrada de notícias negativas, nós éramos capa de jornal e matéria de televisão todos os dias. Por que eu digo que tudo melhorou?
Porque o governador já no começo da gestão determinou que o Governo do Distrito Federal se estabelecer em Vicente Pires, veio para cá o gabinete de gestão de crise, e aqui nós destravamos tudo e com cinco meses depois o Governador veio e fez o cronograma da evolução da cidade e determinou que ele fosse cumprido. Cumprimos 2019, 70%, 2020. 99% e 2021 ficou faltando dois pedaços pequenos que era da Rua Doze, nós finalizamos. Aí fechamos esse ciclo.
VERDADEIRO CANTEIRO DE OBRAS
Em 2021 nós fizemos um contrato, uma licitação para o chamado remanescente para fazer Rua 4, Rua 12, Rua 10B, a Rua 5, aqui a gente finaliza toda parte estruturante da cidade, esse contrato foi feito, está em plena vigência, começamos ano passado em 2021 e agora em 2022, até outubro a gente termina todas essas obras de Vicente Pires.
POPULARIDADE EM ALTA DE IBANEIS ROCHA
Por isso eu falo, mudou tudo. Mais um reflexo disso está justamente, primeiro na aprovação do governador em Vicente Pires a cidade que ele mais tem aprovação, ele ama essa cidade, né? E também tá na alegria do morador, o contentamento do morador, porque temos estrutura de águas pluviais, de asfalto, de meio-fio, de calçada, de acessibilidade, de UPA, de ponte. Tudo isso a gente tem em Vicente Pires.
LEGADO PARA VICENTE PIRES
Perguntado sobre as obras e projetos em andamento fundamentais para Vicente Pires, o administrador fez questão de destacar que está deixando três viadutos encaminhados, toda iluminação em led da cidade, a iluminação da marginal da Estrutural do Jockey Club, projeto do Grupamento do Corpo de Bombeiros aprovado, projeto de duas novas UBS para a cidade, projeto da Companhia de Polícia Militar, restaurante comunitário, uma creche, além de duas praças.
“A principal obra da cidade foi a UPA. Porque o governador deu uma missão para nós que é cuidar da cidade e das pessoas. Estamos realizando a operação buraco zero e não tem nada melhor do que cuidar da comunidade. A UPA era um sonho e fui conversar com governador e ele determinou que fizéssemo uma UPA aqui e hoje realidade” .
ESTRUTURA DA UPA
Por mais que lá tenha o atendimento excelente, humanizado. Mas o que está acontecendo? Catorze dias de inauguração mais de mil e quinhentas pessoas atendidas. Muita gente de fora. Ontem tinha gente de Águas Lindas, de Goiânia na UPA.
Que acontece? Sobrecarrega e muitas pessoas vão à UPA para um determinado atendimento que não é da UPA aí esse cidadão ele é encaminhado para UBS, aí alguns saem reclamando, fui na UPA e não foi atendido, mas precisamos saber que UBS é Unidade Básica de Atendimento, é o atendimento básico, é uma emergência de uma dor de cabeça pressão alta, uma covid, uma pneumonia assim que precisa dum medicamento, é ali na UBS. A UPA é a Unidade de Pronto Atendimento, ou seja, um atendimento emergencial de média e alta complexidade.
O cara chegou com uma fratura, vai lá na UPA que vai cuidar, mesmo que não é a parte dela, que é o hospital encaminha. O cara chegou lá com dores enormes no peito, no princípio de infarto, vai cuidar na UPA. E mais, a UPA são médicos clínico geral, aí estão indo pediatria, a mãe reclama que foi com o filho, UPA não atende pediatria, pediatria é hospital, preciso entender que hospital é onde atende média e alta complexidade”, completou.
FUTURO POLÍTICO
Gestor de destaque da base do Governador Ibaneis Rocha, o administrador Daniel de Castro se considera um soldado do chefe Executivo e com a benção do mandatário vai seguir como pré-candidato a deputado distrital pelo PP e está fechado com a aliança com Celina Leão, para deputado federal, Flávio Arruda para o senado, além da reeleição do atual gestor do DF.
Provocado sobre o vice-governador na chapa de Ibeneis, Castro deixou bem claro que essa decisão é de total responsabilidade do Governador Ibaneis Rocha. Mas declarou que – “Em time que está ganhando, não se mexe”.
Por fim, o atual administrador reiterou seu carinho por Vicente Pires, mas que vai continuar contribuindo com a cidade caso conquiste a confiança do eleitor e ocupe uma cadeira na Câmara, vai puder ajudar ainda mais no desenvolvimento da cidade.
Fotos: Renato Alves/Agência Brasília/GDF