Pré-candidatos ao GDF reagem a ataques dos EUA à Venezuela

Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

 

Pré-candidatos ao GDF reagem a ataques dos EUA à Venezuela

Pré-candidatos ao Governo do Distrito Federal se manifestaram na manhã deste sábado (3) sobre os ataques atribuídos aos Estados Unidos em território venezuelano.

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), afirmou que a ofensiva pode representar um marco histórico para o país vizinho. Em declaração, Celina avaliou que o episódio pode simbolizar o “começo do fim de uma ditadura que sufocou a liberdade dos venezuelanos por anos”.

Oposição condena ofensiva

Já o ex-deputado federal Leandro Grass (PT) utilizou as redes sociais para condenar os bombardeios realizados pelos Estados Unidos. Na publicação, Grass ressaltou a tradição diplomática brasileira de defesa da soberania dos povos e classificou a ação como uma violação ao direito internacional.

“O Brasil é de paz. Sempre defendeu a soberania dos povos. Bombardeios em território estrangeiro violam o direito internacional, criam precedentes perigosos e ameaçam a América Latina como zona de paz. Sob a liderança do presidente, nosso país buscará o diálogo”, escreveu.

Na madrugada deste sábado (3), Caracas, capital da Venezuela, foi atingida por explosões atribuídas à ofensiva norte-americana. Diante da escalada do conflito, o governo venezuelano decretou estado de emergência.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em uma rede social que forças norte-americanas teriam capturado o presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Em resposta, a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou não saber o paradeiro de Maduro e exigiu do governo dos Estados Unidos a apresentação de uma prova de vida do chefe de Estado.