
Parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação e a Polícia Federal envia alertas personalizados para lembrar cidadãos da renovação do documento antes do prazo final.
A partir desta quarta-feira (12), os usuários do aplicativo Gov.Br passaram a receber notificações sobre o vencimento do passaporte. A nova funcionalidade é resultado de uma parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Polícia Federal (PF), com o objetivo de facilitar o planejamento dos cidadãos e evitar imprevistos relacionados à documentação de viagem.
Segundo o governo, os alertas são enviados pela Caixa Postal do Gov.Br em três momentos: quando faltam oito meses para o vencimento do documento, três meses antes do prazo final e após o vencimento. A previsão é que, até 2026, mais de 1,9 milhão de pessoas recebam as mensagens lembrando sobre a renovação do passaporte.
Para acessar os avisos, é necessário ter uma conta com nível Prata ou Ouro na plataforma. “Essa é uma iniciativa que simplifica a vida das pessoas e fortalece a confiança na instituição”, afirmou o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, em nota divulgada pelo governo.
A Caixa Postal do aplicativo Gov.Br foi lançada em fevereiro e permite o envio de mensagens personalizadas sobre serviços públicos diretamente para cada usuário. Desde o início, já foram encaminhadas mais de 30 milhões de comunicações, envolvendo programas e serviços como Enem, Concurso Público Nacional Unificado (CNU), Bolsa Verde, Meu SUS Digital, Certificados Digitais e Pé-de-Meia.
A plataforma Gov.Br concentra hoje 4,6 mil serviços federais digitais e outros 8,7 mil oferecidos por estados e municípios. Entre os mais utilizados estão Assinatura Gov.Br, Meu INSS, Meu SUS Digital, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.
O nível Prata pode ser obtido por reconhecimento facial com base na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou pela validação de dados bancários em uma das 17 instituições parceiras. Já o nível Ouro, que garante acesso a todos os serviços públicos digitais e maior segurança, exige reconhecimento facial pela Justiça Eleitoral ou leitura do QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Com a nova função, o governo reforça o compromisso de modernizar a comunicação com os cidadãos e tornar os serviços públicos mais acessíveis, seguros e proativos.









