
Ministro da Fazenda afirma estar confiante na retomada do diálogo comercial com os Estados Unidos e diz que a mistura entre temas políticos e econômicos foi o principal entrave nas relações bilaterais.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (16) que está otimista com o avanço das negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. Segundo ele, há espaço para um diálogo focado exclusivamente em questões econômicas, sem interferência de pautas políticas.
Haddad contou ter conversado com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e avaliou que o momento é propício para uma “reestabilização de relações cordiais” entre os dois países. “Acredito que esteja aberto para uma reunião, para uma reestabilização de relações cordiais como sempre tivemos – e isolando essa questão política, da questão econômica. Eu penso que a coisa mais grave que aconteceu foi essa mistura da questão política com a questão econômica”, declarou o ministro na chegada ao ministério.
Enquanto Vieira se reúne nesta quinta-feira com o Secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, Haddad ressaltou que ainda não há previsão de encontros seus com autoridades do governo dos Estados Unidos. A reunião entre Vieira e Rubio marca o primeiro contato direto entre ministros após a recente conversa telefônica entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente norte-americano, Donald Trump, sobre o futuro das relações entre os dois países.