Inscrições abertas para 1.266 vagas em cursos gratuitos do QualificaDF Móvel

As aulas do QualificaDF unem prática e teoria, como demanda o mercado de trabalho | Foto: Divulgação/Sedet-DF

 

Programa do GDF oferece capacitação em áreas como trancista, cuidador de idosos e manicure; aulas serão realizadas em quatro regiões administrativas até o fim do mês

 


Os moradores do Distrito Federal ainda podem se inscrever para as 1.266 vagas dos cursos gratuitos de qualificação profissional do QualificaDF Móvel — 1ª Etapa, 4º Ciclo, promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF). As inscrições seguem abertas até 19 de outubro e devem ser feitas pela internet.

As capacitações abrangem diversas áreas, como trancista, técnicas de decoração com balões, cuidador de pessoa idosa, manicure e pedicure, entre outras. As aulas, com carga horária de 80 horas, serão ministradas em São Sebastião, Recanto das Emas, Riacho Fundo e Estrutural, combinando conteúdos teóricos e práticos voltados às demandas do mercado de trabalho.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, o programa é um exemplo de política pública voltada à inclusão e geração de oportunidades.

“O QualificaDF Móvel é a prova de que a qualificação profissional pode e deve chegar até as pessoas. As carretas percorrem as regiões administrativas levando cursos gratuitos e de qualidade para quem mais precisa, abrindo portas para o emprego e o empreendedorismo”, destacou.

Os interessados podem se inscrever em dois cursos, desde que os turnos sejam diferentes. Podem participar brasileiros ou estrangeiros em situação regular, maiores de 16 anos, com prioridade para pessoas em situação de vulnerabilidade social, negros, mulheres, jovens, pessoas com deficiência e idosos até 70 anos. No caso de menores de 18 anos, é exigida autorização dos responsáveis legais.

Criado para levar capacitação a regiões com menor oferta de ensino profissional, o QualificaDF Móvel utiliza unidades móveis adaptadas como salas de aula. Desde sua implantação, o programa já percorreu diversas regiões administrativas, democratizando o acesso ao conhecimento e fortalecendo o desenvolvimento econômico local.