
Nova fase da Operação Sem Desconto investiga esquema nacional de descontos indevidos em aposentadorias e pensões, com mandados em oito estados e no DF
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (9), uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. A ação conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e mira a responsabilização de grupos que, segundo as investigações, vinham praticando fraudes contra beneficiários do INSS.
Ao todo, estão sendo cumpridos 66 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em diversos estados: São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal.
De acordo com a PF, o objetivo é aprofundar as investigações para esclarecer a prática de crimes como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, formação de organização criminosa e ocultação ou dilapidação de patrimônio.
A operação dá continuidade às ações anteriores da “Sem Desconto”, que já identificaram a atuação de associações e sindicatos suspeitos de realizar descontos irregulares diretamente nos benefícios previdenciários de milhares de aposentados.
Com informações Polícia Federal – Fotos: PF